Artista lafaietense lança galeria de arte itinerante

126

Depois de ser premiado em diversas galerias e exposições pelo Brasil afora, o artista plástico lafaietense, Jorge Fonseca, lança-se em uma nova empreitada cultural. No dia 6 de dezembro, ele inaugurou uma galeria de arte itinerante, chamada “FIOTIM: A Oitava Maravilha do Mundo Contemporâneo”, em Ouro Preto.
O projeto consiste em um ambiente que envolve o expectador e o convida a ‘penetrar' e a interagir com a obra. Construída, tendo como base/suporte um treiler/reboque, possui em sua parte externa um jardim (composto por gramado, plantas, flores e aves artificiais), lâmpadas e cataventos coloridos, dispostos sobre 2 painéis laterais, que trazem pinturas de paisagens bucólicas, além de uma escultura posicionada no centro, que por sua vez possui fontes decorativas, flores artificiais, bonecos e jogos de luz. Ao subir a escada que dá acesso ao interior do treiler – que comporta até quatro pessoas por vez – o espectador se depara com uma exposição de 40 objetos/suveniers – releituras feitas em miniatura das obras de Inhotim.

O trailer
O trailer tem 4 metros frontais e 7 de largura com altura de 3,5 metros, pesando cerca de meia tonelada. Externamente, a instalação conta com 78 lâmpadas/bolinha de 15w – nas cores verde, vermelho, azul e amarelo – dispostas na parte superior frontal e traseira do treiler e dos painéis laterais. Sobre o tapete vermelho, a escultura central do jardim, possui 9 fontes decorativas, além de uma lâmpada central de 40w.
Dispostos na base da escultura e sobre os painéis laterais estão 5 lâmpadas de 60w que possibilitam a iluminação de toda a área externa e do jardim artificial, para o caso de montagem aonde não haja iluminação apropriada para tanto. A instalação possui um aparelho de som portátil e também um alto-falante – que vai ‘irradiar” músicas populares, muito características em parque de diversões. Internamente, o treiler possui iluminação feita por 2 lâmpadas fluorescentes de 40w cada, um objeto/suvenier possui um monitor digital de 7 polegadas e um outro possui uma lâmpada de 15w.

O Artista

Artista Lafaietense Jorge Fonseca
Artista Lafaietense Jorge Fonseca

 

Aos 48 anos, Jorge Fonseca tem uma formação artística de autodidata. Entre as vivências e experiências profissionais ele é marceneiro, foi maquinista de trem, designer de móveis e de moda, arte-educador, professor do Departamento de Artes da UFJF, diretor de criação e de produção de grupos de artesãos, diretor/presidente de organização não governamental e idealizador e coordenador de projetos sociais.