Cerâmica Saramenha forma a quarta turma em Ouro Branco

17
foto peca - Eduardo
Foto peça – Eduardo
O Projeto Cerâmica Saramenha, iniciativa apoiada pela Gerdau, realizará, no dia 26 de novembro, a formatura da sua quarta turma, em Ouro Branco. Por meio da iniciativa, jovens da comunidade aprendem, gratuitamente, o ofício da arte, um dos símbolos da cultura ourobranquense. A formatura será realizada às 9h, na sede do projeto (Rua Itabirito, 711 – Metalúrgicos).
Durante o curso, os alunos aprendem sobre a história da cerâmica e suas técnicas, sobre seus valores culturais, a importância da preservação do ofício, preparação da matéria-prima, modelagem e queima da cerâmica. Ao todo, 40 alunos já se formaram por meio da iniciativa.
O projeto representa aos participantes uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho e uma fonte de renda, além de contribuir para a preservação desse importante patrimônio histórico local. A aluna do projeto, Branca de Castilha Souza Cunha, destaca a importância da formação cultural e profissional que a oficina promove aos participantes. “Sempre pesquisei sobre a Cerâmica Saramenha e, quando comecei a frequentar o curso, fiquei ainda mais encantada com toda a história da cerâmica e a sua importância para Ouro Branco. É muito gratificante ver uma peça, que começa do barro, tomando forma em nossas mãos. Estou muito entusiasmada com a formatura e pretendo continuar me especializando no ofício”, afirma.
Sobre o Projeto
A oficina da Cerâmica Saramenha Mestre Bitinho foi implantada na cidade de Ouro Branco em agosto de 2012, por meio do patrocínio da Gerdau, com o apoio da Agência de Desenvolvimento do município. A sede do projeto foi toda restaurada pela Empresa e preparada para receber aulas de artesanato, que são realizadas semanalmente, com quatro horas de duração, para crianças, adolescentes e adultos.
Com o compromisso de preservar o patrimônio cultural nas comunidades onde está inserida, a Gerdau tem investido para resgatar a técnica da Cerâmica Saramenha, cujo conhecimento está concentrado em Ouro Branco, e que estava ameaçada de extinção. A ação é direcionada pelo Instituto Gerdau.
Sobre a Gerdau
A Gerdau segue os princípios do desenvolvimento sustentável e acredita que o crescimento de uma empresa está diretamente ligado ao relacionamento ético e socialmente responsável com todos os públicos com os quais se relaciona. Com mais de 114 anos de história e presente em 14 países, por meio de operações que atuam nas várias etapas da indústria do aço, a Empresa tem trabalhado em iniciativas voltadas à educação, mobilização voluntária e qualidade em gestão. Em Minas Gerais, que possui riquezas históricas e culturais, a Gerdau também apoia projetos voltados à preservação do patrimônio.
A Companhia é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. A Gerdau possui plantas industriais nas Américas.