Com aumento da demanda de 30% no inverno, São Vicente terá reforço de um novo plantonista; direção alerta para a carência de pediatras em Lafaiete

18

O Conselho Municipal aprovou um pedido da Secretaria de Saúde de disponibilidade de recurso na dotação orçamentária para o pagamento de plantão de urgência/emergência ao Hospital São Vicente. “A Câmara Técnica concorda com a Secretaria de Saúde e entende que o período de inverno aumenta a procura pela entidade, o que justifica o aumento de disponibilidade de profissional para o atendimento.

Novo profissional de pediatria chegará para suprir alta do hospital São Vicente durante os meses de maio e setembro/DIVULGAÇÃO

Contudo, a Câmara entende adverte que a unidade hospitalar está contratada para o atendimento de urgência/emergência e não para o atendimento básico, não havendo possibilidade de remuneração por essas ações, de função da Atenção Básica. Portanto, caberá ao hospital São Vicente programar-se para o encaminhamento de todos os atendimentos classificados como básicos (azul e verde) para a unidade básica, logo após o atendimento, sem que seja marcado retorno, o que fideliza o usuário, desviando a instituição de sua atribuição”, salienta o parecer aprovado.

Demanda

A disponibilidade de contratação de um pediatra plantonista no período entre 19:00 às 6:00 horas atende às reclamações de pacientes já que no inverno o tempo de espera aumenta consideravelmente. O novo profissional vem suprir esta crescente demanda entre maio a setembro quando aumenta em mais de 30% o número de atendimento no São Vicente.  Na média de 2018 foram atendidos cerca de 29 mil pacientes, perfazendo cerca de 2,4 ml ao mês. Porém no inverno a quantidade sobe para cerca de 3 mil ao mês, um aumento de 3% no número de atendimento.

Porém a administradora do Hospital alerta que, mesmo com a disponibilidade de pagamento de um pediatra pela prefeitura, o valor é pago não atrai os profissionais. “É um avanço termos mais este profissional mas o pagamento de R$700,00 por 12 horas de plantão não garante a contratação, já que o valor é considerado bem abaixo pelo praticado no mercado. Esta é a nossa maior dificuldade em encontrar pediatra em Lafaiete”, assinalou Giovana Seabra. Ela adiantou que o São Vicente ainda complementa em  R$100,00 o pagamento do plantão.