Em defesa da cultura: moradores se unem pela permanência de cartório no Alto Maranhão

21
Moradores lutam para manter cartório que faz parte da história do Alto Maranhão/Divulgação

Moradores de Alto Maranhão estão apreensivos e indignados. Nos últimos dias, eles foram surpreendidos, com rumores intensos de que o Cartório do Distrito do Alto Maranhão, em Congonhas, seria transferido para outro bairro. Desde então começou uma mobilização e a comunidade se engajou no movimento para a manutenção do serviço na localidade.

No domingo, dia 18, os moradores e lideranças fizeram um ato público pela permanência do cartório que funciona desde o século XIII e faz parte da história local.. A intenção é impedir a transferência.

O ato mobilizou diversas autoridade entre elas a líder Maria da Paz, a ex Escrivã Salete Pinto Tristão, o ex Promotor Romeu Fonseca Trindade e também o Presidente da Câmara Adivar  Barbosa e  vereador Koelhinho, além de moradores e representantes da comunidade.

O acervo do cartório traz consigo um valor sentimental para os moradores e possui um valor histórico centenário incomensurável, com documentos, registros, carta de alforria, escrituras, entre outros.