fbpx
15.5 C
Conselheiro Lafaiete
sexta-feira, 23 outubro 2020
Início Economia Empresários enviam proposta ao governo que pode dobrar valor do Bolsa Família

Empresários enviam proposta ao governo que pode dobrar valor do Bolsa Família

Magazine Luiza e SBPC estão no movimento que propõe que recursos provenientes da reforma administrativa e de privatizações sejam destinados ao programa.

Um grupo de  empresários, chamado Manifesto Convergência Brasilentregou ao governo federal e a parlamentares um projeto de lei que pode dobrar o orçamento do Bolsa Família. O texto prevê que 30% dos recursos provenientes da reforma administrativa e de privatizações sejam destinados ao Renda Cidadã, substituto do atual programa de renda básica. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 14, pelo jornal Folha de S.Paulo.

Dentre os membros do movimento estão: Elvaristo do Amaral, ex-executivo do setor financeiro; Frederico e Luiza Trajano, da Magazine Luiza; Fabio C. Barbosa, membro do Conselho da Fundação das Nações Unidas; Helena Nader, presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Hélio Magalhães, presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil; e Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.

Entenda a proposta

De acordo com o texto, o recurso arrecadado iria para um fundo, coordenado por representantes da sociedade civil e do governo. A cada ano, 10% do patrimônio líquido do fundo, junto com os seus rendimentos, seriam transferidos ao Renda Brasil. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) iria administrar o dinheiro, chamado “Fundo Convergência”.

Os empresários afirmam que, se o projeto for aprovado, será possível arrecadar R$ 240 bilhões em dez anos para o programa. Para fazer o cálculo, o grupo considerou estimativas do próprio governo com a reforma administrativa e de diversos economistas em relação à expectativa com as privatizações (30% de duas iniciativas que gerariam, cada uma, R$ 400 bilhões em dez anos).

Desta forma, o orçamento atual do Bolsa Família praticamente dobraria, se considerar também a rentabilidade do fundo de privatizações.(EDITAL CONCURSOS)

Mais lidas

Jovem médica e bebê morrem em parto

Com pesar comunicamos que faleceu na madrugada de ontem, 10/10, no hospital Bom Jesus em Congonhas, por complicações no parto, a...

Grave acidente entre carros e carreta deixa vitimas na BR 040

ATENÇÃO! Itabirito, BR 040 km 587, ambos os sentidos, pista parcialmente interditada devido a acidente envolvendo 02 autos de passeio e...