Entre Rios: Prefeito retorna ao cargo após 30 dias de afastamento

15

Afastado, devido a férias para tratamento de saúde por estress, José Walter Resende Aguiar (PSB) retomou no dia 26, o cargo de prefeito. Interinamente durante 30 dias, o vice, Paulino Pena de Oliveira (Paulino Dentista). “Estamos de volta com a energia renovado e os ânimos revigorados para continuar nossa tarefa e missão a mim confiada de comandar nossa terra querida”, relatou José Walter.

No dia 26 de novembro, a Mesa Diretora da Câmara Municipal deu posse ao prefeito interino de Entre Rios de Minas, após o encaminhamento do ofício nº GAB/288/2018 pelo gabinete do prefeito José Walter Resende Aguiar, informando sua licença para férias regulamentares, o presidente da Câmara, Franklin William, o vice-presidente Roni Enfermeiro e a vereadora Karina Vasconcelos assinaram o termo de posse junto do novo ocupante do cargo. Cumprindo as normas estabelecidas pela Lei Orgânica Municipal, o vice-prefeito assumiu interinamente a cadeira de chefe do Poder Executivo Municipal pelo período de 26 de novembro a 25 de dezembro de 2018.

O prefeito de Entre Rios de Minas José Walter

O prefeito José Walter se licenciou das funções de chefe do Executivo para se dedicar exclusivamente aos cuidados com a sua saúde. Ao contrário de optar por uma licença médica, José Walter utilizará o período de 30 dias de férias para tal, referente ao período aquisitivo de janeiro a dezembro de 2017. O prefeito retorna ao cargo automaticamente no término das férias requeridas.

Calamidade financeira

Em outubro, o prefeito José Walter decretou Situação de Calamidade Financeira. A medida se justificou em função da crise que assola o Brasil nos últimos meses e que atinge de imediato às administrações municipais.

Dentre as medidas adotadas foram cortados os pagamentos de gratificações e horas-extras, contratações de bens e serviços para todos os setores administrativos, início de qualquer serviço que não seja considerado essencial, pagamentos de diárias, despesas com festividades de qualquer tipo e natureza. A dívida do Estado com o Município chega a mais de R$ 3 milhões.

-Colaboração: Jornalista Eduardo Maia