Festival Gastronômico em Entre Rios de Minas resgata a cozinha caseira passada de geração em geração

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Equipe Organizadora, Chefs palestrantes e Jurados, Prefeito e Primeira Dama; Ganhadora Maria Maura dos Santos – Melhor Receita de Família/Divulgação

Nos dias 25 e 26 de novembro, aconteceu o “I Festival Gastronômico Receitas de Família” na cidade de Entre Rios de Minas, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Durante os dois dias do festival, um público de aproximadamente 2.000 pessoas saboreou, além dos pratos da cozinha caseira de Minas Gerais, outras delícias da culinária típica, como as quitandas, doces em compota, arroz doce, doce de leite, mingau de milho e ambrosia. O festival contou com 10 stands dedicados à comercialização de comidas e 2 stands dedicados à comercialização do artesanato local.

As cozinheiras participantes foram selecionadas, através de uma avaliação prévia, das melhores receitas e melhores histórias familiares das receitas. Tanto as receitas quanto as histórias dos pratos estão reunidas no Caderninho de “Receitas e Histórias do Festival Gastronômico Receitas de Família” distribuído gratuitamente ao público. Assim, dez cozinheiras ofereceram ao público os deliciosos pratos feitos cotidianamente nas cozinhas de suas casas: “Carne de lata com mandioca” da Jaqueline Rosa Santos Azevedo, “Farofa da Crioula” da Sebastiana de Azevedo Costa, “Feijão Tropeiro” da Maria do Carmo Rosa de Lima”, “Feijão Tropeiro Mineiro” da Vanderléia de Oliveira Ribeiro, “Galinha Caipira à moda da Dona Maura”, “Galinha Caipira do Bar do Geraldo”, da Rosângela Gonçalves Pereira de Resende, “Nhoque de Batatas ao Molho de Bolonhesa”, da Ruthe de Oliveira Pereira, “Frango Caipira ao Molho Pardo com arroz e tutu” da Marlene de Fátima Lima Silva, “Tropeiro Mineiro da Zita” da Maria Zita dos Santos Pereira e “Umbigo de Banana com Linguiça de Porco” da Silvane de Fátima Viana da Costa Messias.

Prêmio da ganhadora Rosângela de Resende – Melhor Decoração do stand/Divulgação

Houve um concurso entre as participantes, onde os jurados Marcelo Batista, chef e jornalista da cidade de Ipatinga, Renata Machado, professora de cozinha brasileira da Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro e Graziela Milanese, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, elegeram a melhor receita de família, a melhor história da receita e a melhor decoração do stand. Na categoria “melhor receita” a vencedora foi a Dona Maura, com uma suculenta e bem temperada galinha caipira. A melhor história foi a da Silvane Messias, que contou sobre o convívio familiar na preparação do umbigo de banana. A melhor decoração do stand foi para a Rosângela Gonçalves, que utilizou elementos da sua horta como ornamentação.

Atrações musicais fizeram parte do evento, bandas de diversos estilos, expressão dos artistas locais de Entre Rios de Minas, trouxeram para o palco, MPB, Forró, Moda de Viola, Pop e Rock. Os grupos culturais misturaram-se aos folclóricos, como a Folia de Reis, o Grupo de Teatro Entre Artes, o projeto Cordas Rurais, a Banda de Música Tradicional Nossa Sra. das Brotas e a Bateria de Carnaval Primavera. No Centro Cultural Ministro João Ribeiro, foram realizadas duas palestras: “Conhecimento Básico e Preparo de Alimentos” do Chef Eraldo Oliveira e “A construção do comer pensante” da Chef Renata Machado. Para o público infantil, foi feita uma oficina de culinária com a Chef Juliana Bonomo. Tudo isso só foi possível graças ao trabalho voluntário de todos os envolvidos.

Surpresa da ganhadora Silvane Messias – Melhor História Receitas de Família/Divulgação

O Festival valorizou a memória da cidade através dos conhecimentos culinários dos seus habitantes, e cumpriu, ainda, o papel de gerar benefícios sócio-econômicos às cozinheiras e aos nossos produtores locais, já que grande parte dos ingredientes utilizados vieram do próprio município. Devido à demanda observada no I Festival Gastronômico Receitas de Família de Entre Rios de Minas, o Secretário de Cultura Felipe Resende e a Chef e historiadora Juliana Bonomo, organizadores do evento, planejam as próximas edições, há possibilidade de ser inserido no Calendário Cultural de Entre Rios de Minas.

Outras celebrações populares se  aproximam. O Reveillon de Entre Rios de Minas, é a primeira festa após o aniversário do município que ocorre no dia 20 próximo quando a cidade comemora 304 anos. O Reveillon de Entre Rios de Minas não surpreenderá apenas pela solta de fogos. Barracas com petiscos da terra, banda “Tikindum Tikindoto” composta por músicos e cantores locais irá apresentar ritmos quentes da música brasileira. O cenário histórico é um show a parte: casario, praças, Igreja em estilo Neogótico e a grande árvore de Pau-Ferro estão entre as atrações. É com alegria que a cidade anuncia o Carnaval de Entre Rios de Minas – 2018 que terá confecção das históricas máscaras de Zé Pereira feitas em papel, oficina de bateria com material reciclado para as crianças, mais de 10 blocos populares, programação artística e desfiles que se iniciam na parte da tarde e se estendem até a noite.

Abertura Cortejo no Festival Receitas de Família/Divulgação
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *