28 de março de 2024 09:24

Glaycon convida Amalpa, Codap e Prefeitos da região para reunião com o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico

Pauta principal foi a retomada do desenvolvimento econômico e projetos para a geração de emprego e renda

A preocupação com o atual cenário econômico do Alto Paraopeba, região que está no epicentro da crise financeira do Estado de Minas Gerais, levou o deputado estadual Glaycon Franco a reunir-se nesta terça-feira, 21/05, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes). O deputado foi recebido pelo Secretário de Estado, Manoel Vitor de Mendonça Filho e pelo Secretário Adjunto, Adriano Magalhães Chaves. A convite do deputado, compareceram, ainda, Célio Pereira de Souza, prefeito de Queluzito e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (Amalpa), e os prefeitos das três cidades mais populosas da região: Mário Marcus (Conselheiro Lafaiete), Hélio Campos (Ouro Branco) e Zelinho (Congonhas), que é presidente do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap).

O deputado Glaycon Franco e os quatro gestores conversaram com o Secretário sobre estratégias de desenvolvimento para os municípios e demandas de interesse da região/DIVULGAÇÃO

“Nossa região está no olho do furacão. Cidades como Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco, estão sendo duramente impactadas pela crise do setor minerário e precisamos criar alternativas. Este nosso encontro de hoje é para buscar uma agenda positiva e a interferência do Governo do Estado para que este cenário mude”, afirmou Glaycon.

O deputado e os quatro gestores conversaram com o Secretário sobre estratégias de desenvolvimento para os municípios e demandas de interesse da região. Manoel Vítor, que mantém fortes laços com o Alto Paraopeba desde a época em que esteve na presidência da Gerdau Açominas, ouviu demandas nascidas de estudos, como a criação do “Fórum Intermunicipal Permanente das Vertentes”, cujo propósito será a defesa conjunta dos interesses da região. A sugestão foi apresentada pelo deputado Glaycon Franco durante recente reunião conjunta da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (Amalpa), Associação de Municípios da Microrregião da Mantiqueira (Amma) e Associação de Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (Amver).

O Deputado Glaycon Franco, Secretário de Estado, Manoel Vitor de Mendonça Filho e pelo Secretário Adjunto, Adriano Magalhães Chaves, Célio Pereira de Souza, prefeito de Queluzito e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (Amalpa), e os prefeitos das três cidades mais populosas da região: Zelinho (Congonhas), Mário Marcus (Conselheiro Lafaiete) e Hélio Campos (Ouro Branco) e Célio Pereira (Queluzito), além de assessores/DIVULGAÇÃO

Glaycon Franco aponta que a saída da crise passa pela retomada da atividade econômica, inclusive a mineradora, com base em um modelo seguro e ambientalmente sustentável. Por outro lado, ressaltou que as cidades precisam urgentemente encontrar alternativas capazes de atrair novos investimentos gerando emprego e renda para a população. Neste sentido, o deputado pediu o empenho de Manoel Vítor para o incentivo a que novas empresas se estabeleçam no distrito industrial de Lafaiete. “Estamos num trabalho incansável pela expansão do nosso distrito industrial e seria de suma importância que, por meio do INDI, as empresas fossem incentivadas a se instalarem na região”. Como iniciativas bem-sucedidas neste sentido, Glaycon Franco citou a construção da usina termelétrica de Queluzito, que acaba de receber o sinal verde da Cemig e deve se tornar realidade nos próximos anos explorando o potencial do gasoduto que passa pelo município e pode, futuramente, se expandir até o Distrito Industrial de Conselheiro Lafaiete.

Outro pleito da reunião, foi a geração de energia utilizando o lixo como combustível. Ajustou-se um estudo para a implantação de uma usina de energia para o aterro sanitário administrado pelo Consórcio Intermunicipal para Tratamento de Resíduos Sólidos (Ecotres), que potencializará a reciclagem e aproveitamento, com ganhos financeiros, dos rejeitos dispensados por grandes empresas, como a Gerdau, por exemplo.

O deputado defendeu, ainda, a priorização da mão de obra local para oportunidades como a proporcionada pelo reparo num dos altos-fornos da siderúrgica da Gerdau em Ouro Branco, que passará por um processo de expansão nos próximos anos, recebendo novos investimentos e ampliando a oferta de trabalho. “Queremos a prioridade para os profissionais da região. E, caso seja necessário, que seja oferecida qualificação técnica a quem precisar, para inserção nesta grande oportunidade de emprego na região” disse o deputado durante a reunião, que teve o desenvolvimento econômico como principal tema. Como a região concentra uma grande atividade minerária e siderúrgica, Glaycon reforçou a necessidade de criação de um centro de referência em siderurgia e mineração na região.

Outro assunto tratado foi o incentivo à agricultura familiar e destacou experiências positivas, como o aproveitamento da produção local de alimentos para abastecer a merenda escolar, agregando qualidade à alimentação dos estudantes. Atualmente, a lei estabelece que, no mínimo 30% dos produtos empregados para a merenda escolar tenham origem na agricultura familiar.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade