Grupos acirram disputa e dão ponta pé inicial para a campanha eleitoral

13
Deputado estadual Glaycon Franco/Arquivo

Aos poucos as peças do xadrez se movimentam no tabuleiro político e esquentam as disputas de bastidores. Desde que há menos de 30 dias o site do CORREIO DE MINAS ventilou que a médica Selma Rocha Carvalho entraria no páreo cresceram as articulações e conversações entre os grupos locais.

Selma disputaria a candidatura a uma das 77 cadeiras da Assembleia de Minas.

Hoje Lafaiete tem no deputado estadual Glaycon Franco (PV) o seu expoente máximo e ele vem para o seu 3º mandato com amplas chances de ampliar ainda mais os seus mais de 51 mil votos. Em intenso trabalho, ele articula seu nome em pelo menos 50 cidades do Território das Vertentes.

Esta semana surgiu um novo nome a candidato a deputado federal que deve dobrar com Glaycon Franco. Um alto cacique local ligou para a nossa redação antecipando que um grupo de partidos ligados a atual administração escolheu o médico, o ex vereador e atual vice prefeito, Marco Antônio Reis Carvalho para preencher a vaga. O nome soa bem e a família de Reis Carvalho tem no sangue o gosto pela política. Ele está no PSDB, sigla da qual o presidente local é o ex deputado e ex prefeito José Milton, marido de Selma Carvalho. Marco Antônio disse que topa o desafio em nome do fortalecimento político de Lafaiete.

Segundo informações colhidas por nossa reportagem a definição do nome de Marco Antônio facilita agiliza a adesão de grupos já que seu nome tem peso e agrega valores tão caros neste momento da política.

O vereador Fernando Bandeira e presidente do PTB de Lafaiete convidou Selma Carvalho a ingressar no partido/Reprodução

Outros grupos

Giovani Laporte/Reprodução

Outro grupo que se movimenta é o PSB, do ex prefeito Ivar Cerqueira, conjuntamente com outras siglas. Dentro do grupo o nome que surge para entrar na disputa no campo estadual seria do médico, Giovani Laporte,sobrinho do ex vereador e candidato a prefeito no ano passado, Benito Laporte. O grupo vem se reunindo periodicamente arregimentando forças e lideranças para amadurecer as estratégias para 2018.

O PT e partidos da esquerda também terão um nome de consenso em Lafaiete. Não há ainda um nome definido mas o Francis Montoun e a líder comunitária Neuza Mapa estão na disputa. O vereador Pedro Américo(PT) é também cotado na sigla.

Há ainda nomes como o ex vereador Zezé do Salão (PMN), o ex vice prefeito, Darci Tavares (PMDB), e o empresários Eddie Resende (PTC), o “gato”, que manifestaram o interesse de lançar suas candidaturas.

Reflexões

Marco Antônio Reis/Reprodução

A possível definição da dobradinha Glaycon e Marco Antônio mostra que o grupo está em rota de colisão com José Milton. Eles faziam parte de um mesmo grupo político, mas no atual balão de ensaio evidencia uma racha.

Desde que a candidatura de Selma ganhou visibilidade houve um choque entre as lideranças do grupo. A especulação em torno do nome da médica agradou diversas alas políticas como um perfil que encaixa no atual momento político em que os eleitores vão apostar em uma ampla renovação. Selma foi vista em eventos sociais como do Mérito Lojista promovido pelo CDL-CL, há 15 dias, acompanhada pelo seu esposo e principal fiador de sua candidatura, José Milton.

Há cerca de 10 dias, Selma Carvalho participou de uma palestra na Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL) promovida pelo PTB estadual em que o pré candidato ao governo de Minas, o ex deputado Dinis Pinheiro era a vedete do encontro. Cortejada e incentivada a entrar na disputa ela recebeu do vereador e presidente do PTB de Lafaiete, o vereador Fernando Bandeira, o convite oficial e público para entrar na legenda.

O que ainda travaria a intenção de Selma entrar na disputa seria a possibilidade de uma promoção profissional. Porém nos últimos dias ela foi agraciada com a elevação de título na carreira militar passando ao grau de Coronel, podendo assim abraçar sua candidatura.

A sorte está lançada e o balão de ensaio das candidaturas ganha força nos grupos. Algumas meras especulações outra de alto quilate político.