Hospital Bom Jesus já atua com novo CTI e recebe novos equipamentos

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Congonhas celebra mais uma conquista na área da saúde. Agora, o Hospital Bom Jesus conta com dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que, devido à pandemia, estão sendo destinados ao tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19.

Com esse avanço, o Governo de Minas Gerais antecipou a entrega de nove ventiladores à instituição, que passa a contar, ao todo, com 19 equipamentos para tratamento exclusivo da doença. Também foram repassados quatro ventiladores Bipap e dois cardioversores

Atualmente, os leitos de UTI estão localizados em uma área privativa exclusiva para tratamento da Covid-19. A previsão é de que eles sejam transferidos para o novo Complexo do Hospital, que deve ser inaugurado no fim deste mês. Além do Centro de Terapia Intensiva (CTI), o anexo contará com Centro de Imagens e Bloco Cirúrgico. Após a diminuição dos casos da doença, o CTI retomará à sua finalidade no atendimento às demandas gerais.

“Esses leitos estão em uma área isolada do Hospital para atendimento exclusivo à Covid-19, agora como CTI e reconhecido pelo Estado, levando à população a segurança no tratamento daqueles pacientes que tiverem um agravamento do seu quadro clínico em relação à Covid-19. Com isso, Congonhas se torna um polo importante dentro do Estado, podendo pleitear, devido à pandemia, mais dez leitos assim que tivermos nossa nova estrutura física”, explica o secretário de Saúde, Rafael Geraldo Cordeiro.

O CTI do Hospital Bom Jesus atende a Microrregião de Saúde, da qual Congonhas é sede. Isso quer dizer que o serviço contempla, ainda, os municípios de Desterro de Entre Rios, Entre Rios de Minas, Jeceaba, Ouro Branco e São Brás do Suaçuí, atendendo uma população de, aproximadamente, 130 mil habitantes.

O atendimento é feito por uma equipe de 17 médicos, sendo um coordenador e um intensivista; cinco enfermeiros, sendo um coordenador; 12 técnicos de enfermagem; seis fisioterapeutas, sendo um coordenador. Os profissionais atuam em regime de plantão. A equipe atua na instituição desde março.

Segundo Cordeiro, neste mês de julho, os pacientes que tiverem o diagnóstico positivo de Covid-19 e que necessitarem de internamento em leitos de enfermaria, serão encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). Com a entrega do Complexo do Hospital Bom Jesus e a transferência dos leitos de UTI para o novo anexo, a área privativa onde eles se encontram atualmente será liberada para leitos de enfermaria.

“Salientamos que todas as cidades que pertencem à Microrregião e que possuem hospitais próprios têm seus leitos de enfermaria para assistência local. Aqueles pacientes da região que necessitarem de cuidados intensivos serão atendidos no CTI do Hospital Bom Jesus. Com isso, mais uma vez, o Hospital Bom Jesus oferece uma resposta à sociedade sobre seu verdadeiro compromisso com a saúde da sua população”, destaca o secretário de Saúde. (Vertentes online)

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *