28 de março de 2024 22:35

Lafaiete: cidade enfrenta o tempo mais chuvoso dos últimos 7 anos e já conta com 40 desalojados

Os bairros sagrado Coração de Jesus, São Judas Tadeu, Manoel de Paula, Arcádia, Morro da Mina, Chapada e Vila Rezende, foram tomados por temporal de 80 mm (80 litros de água por m²), o que justifica a intensidade de ocorrências nesta região, como as casas adjacentes ao córrego Rubi terem sido inundadas, ocorrências de deslizamentos, casas com riscos a desabamentos, enxurradas e pontos de alagamentos.

Entre às 19:00 horas e 02:00 de terça feira (28), a Defesa Civil interditou no mesmo local 4 residências e 10 pessoas precisaram sair de suas casas. Ontem (29), dados atualizados são: 40 desalojados, 1 desaparecido, 7 residências interditadas, 73 horas de atividades da Defesa Civil, atendendo a cerca de 50 ocorrências.
O principal rio Bananeiras segue seu fluxo normal, não tendo sido registradas ocorrências de inundações às suas margens.
Lafaiete segue em alerta, estando situada na ZCAS (Zona de Convergência Atlântico Sul) é o principal sistema meteorológico do verão no Brasil e responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste com probabilidades de chuvas intensas podendo acumular 120 mm em apenas 1 dia.

Em média a ZCAS atua por um período de 4 a 10 dias, o que deixa a Defesa Civil em Alerta aproximadamente até segunda feira (3) caso não haja novas previsões do IGAM e INMET.
O balanço pluviométrico mostra que até o dia 28/01/2020 já choveu 63% a mais do que o esperado no mês de Janeiro até o momento. Janeiro de 2020 já o mais chuvoso em 7 anos desde que as medições começaram em 2013, volume considerado histórico em Lafaiete.

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade