fbpx
15.8 C
Conselheiro Lafaiete
sábado, 31 julho 2021
InícioeleiçõesNova pesquisa mostra que Lula venceria Bolsonaro no 2º turno em 2022

Nova pesquisa mostra que Lula venceria Bolsonaro no 2º turno em 2022

Levantamento do Exame/Ideia mostrou que o petista se consolidou nos números contra o atual presidente da República, Jair Bolsonaro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% das intenções de voto contra 37% do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em um eventual segundo turno na disputa pela presidência do Brasil. Os dados são da pesquisa realizada em parceria entre o Exame Invest Pro e o Instituto de Pesquisa Especializada em Opinião Pública (Ideia), divulgados nesta sexta-feira (21/5).

Foram entrevistadas 1.200 pessoas entre os dias 19 e 20 de maio deste ano. Desde a última pesquisa do Exame/Ideia, realizada em abril, Lula vem tomando a vantagem na disputa. Se separados os grupos por região, a vitória de Lula está presente em apenas 2 regiões: Sudeste (47% x 38%) e Nordeste (50% x 35%). Nas demais regiões, o atual presidente ainda leva vantagem: Norte (64% x 25%), Sul (45% x 26%), e Centro-Oeste (42% x 34%).
Quando perguntados se o presidente Jair Bolsonaro merece ser reeleito, 53% dos entrevistados responderam que não, e apenas 37% responderam que sim. Quando a mesma pergunta foi feita sobre Lula, 50% acha que não e 39% que sim.
Já sobre a aprovação do atual governo, 50% das pessoas avaliaram como ruim ou péssimo, 24% como ótimo ou bom, e 22% como regular. Segundo a pesquisa, 63% dos que ganham mais de 5 salários-mínimos avaliam o governo Bolsonaro como ruim ou péssimo.
Mauricio Moura, fundador do Ideia, instituto de pesquisa, fez uma avaliação sobre esse resultado: “O grande destaque é que a gente percebe a irritação da classe média com o governo Bolsonaro. Ele perdeu popularidade nas classes A e B, com reflexo nas intenções de voto. Com isso, fica sempre a lição quando se trata de intenção de voto: quem está em reeleição segue como protagonista, mas a variável principal para uma queda ou uma retomada de preferência é a popularidade do presidente”.

Pensando no primeiro turno, o único candidato que se destaca além de Lula e Bolsonaro é Ciro Gomes (PDT), mas com apenas 4% dos votos.

FONTE ESTADO DE MINAS

Mais lidas