Paixão de Cristo de Entre Rios de Minas será minissérie em rede social

19

Em Entre Rios de Minas, a Semana Santa desperta fé e arte na população. A encenação da Paixão de Cristo acontece há quase 50 anos, graças à mobilização popular dos próprios moradores do município. O grupo de voluntários e amadores constroem os cenários, se transformam em atores, sonoplastas, figurinistas, contra-regras, criam o espetáculo.

As encenações começaram no início dos anos 1970, dentro da Igreja Matriz. O teatro amador foi se consolidando e virando tradição na cidade. Crescia o número de voluntários e público. As apresentações passaram para o lado de fora da Igreja e ganharam até palco. Não faltavam nem os efeitos especiais. Só não houve apresentações em 2015 e 2016, mas a fé não sucumbiu à escassez de recursos e um novo grupo se formou ainda mais forte.

Em 2017, o ressurgimento do grupo que encena a Paixão de Cristo, o Entre Nós, não somente consolidou a tradição da cidade, mas avançou seus limites, em uma corrente de ação e oração, atraindo centenas de pessoas ao redor da Igreja Matriz, para se unir em oração através da arte expressa. Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o grupo passou a se apresentar também nas comunidades rurais e na cidade vizinha Lagoa Dourada.

Esse ano, devido à pandemia que assola nosso país e o mundo, os ensaios e o tradicional Teatro da Paixão de Cristo de Entre Rios de Minas precisaram ser cancelados, assim como as celebrações e ações que geram aglomeração de pessoas em um mesmo espaço. Foi à quarentena coincidindo com a quaresma.

Pensando em uma maneira para continuar a tradição no município, porém mantendo todos seguros dentro de casa, através de uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura e a Paróquia Nossa Senhora das Brotas, a partir de quarta-feira, dia 08 de abril, será compartilhado no Facebook da Paróquia, episódios da encenação gravada. Ao todo, serão três episódios divulgados na quarta, quinta e na sexta-feira santa. O 1º episódio contará sobre a “Tentação à Jesus”, “Sermão da Montanha” e “Santa Ceia”, já no 2º, serão as cenas do “Horto das Oliveiras”, “Castelo de Herodes”, “Julgamento de Pilatos”, e 3º , com “Morte de Judas”, “Via Sacra” e “Crucificação”.

Para conferir os vídeos, o público poderá seguir a página da paróquia no facebook: www.facebook.com/paroquiansbrotas. A Semana Santa de Entre Rios de Minas faz parte do inventário de proteção ao acervo cultural do Patrimonio Imaterial Municipal desde o ano de 2008.

Contato: Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Entre Rios de Minas

Tel: (31) 3751-2310 / (31) 98623-6616 Email: [email protected]