Papa envia Dom Damasceno a centenário de coroação da padroeira da Colômbia

9

Centenário da Coroação da “Virgem del Rosário de Chinquinquirá”será celebrado no dia 9 de julho na Colômbia

O Papa Francisco designou nesta terça-feira, 25, o Cardeal Raymundo Damasceno Assis como seu enviado especial para a celebração do Centenário da Coroação da “Virgem del Rosário de Chinquinquirá”, padroeira da Colômbia, que acontecerá no dia 9 de julho próximo, em Chinquinquirá. A celebração coincide com as comemorações do bicentenário da Independência daquele país.

Cardeal Damasceno foi designado pelo Papa como seu enviado especial para a celebração do Centenário da Coroação da “Virgem del Rosário de Chinquinquirá” / Foto: CNBB

Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá, cuja festa é celebrada dia 09 de julho, foi proclamada padroeira da Colômbia pelo Papa Pio VII em 1829. No ano de 1919 foi coroada canonicamente pelo Papa São Pio X. E em 1927 o Santuário foi declarado Basílica pelo Papa Pio XI.

Chinquinquirá é uma pequena cidade situada às margens do rio Suárez, na Colômbia. É também conhecida como capital da província do ocidente e capital religiosa da nação. Seu nome, na língua dos índios Chibcha, significa “povo sacerdotal”.