fbpx
23 C
Conselheiro Lafaiete
sexta-feira, 25 setembro 2020
Início Nacional Participação de mulheres no mercado de trabalho é a menor desde 1990

Participação de mulheres no mercado de trabalho é a menor desde 1990

Motivo é o fechamento das creches devido a pandemia, que afasta as mulheres do mercado de trabalho, por não terem com quem deixar os filhos

A pandemia do novo coronavírus diminuiu a participação das mulheres no mercado de trabalho. Isto porque, com as creches fechadas, elas não têm com quem deixar os filhos.

A constatação foi feita pela pesquisa Mercado de Trabalho e Pandemia da Covid-19: Ampliação de Desigualdades já Existentes?, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em julho.

De acordo com o estudo, a taxa de participação de mulheres com filhos de até 10 anos no mercado de trabalho caiu para 50,6% no segundo trimestre de 2020. No mesmo período de 2019, era de 58,3%.

Mulheres no mercado de trabalho

De modo geral, a participação média de mulheres no mercado de trabalho ficou em 46,3% entre abril e junho de 2020. O indicador considera as mulheres que estão trabalhando ou procurando emprego, dividido pela participação total de profissionais no mercado com 14 anos ou mais.

O Ipea destaca que o último resultado da participação de mulheres abaixo de 50% foi em 1990. Para as mulheres que estão deixando o mercado de trabalho pela dificuldade em relação ao cuidado dos filhos, a solução tem sido ingressar no mercado informal.

Por outro lado, houve queda também no número de homens no mercado de trabalho. Isto porque a pandemia do novo coronavírus também aumentou o desemprego. No segundo trimestre de 2020, o percentual de homens no mercado de trabalho foi de 65,5%, contra 71,7% no mesmo período de 2019.

Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, o percentual de desemprego do segundo trimestre deste ano foi de 12% para homens e de 14,9% para mulheres.

Já em agosto, o desemprego continuou a crescer. De acordo com dados do IBGE, houve o crescimento de 300 mil no número de desempregados na comparação com a primeira semana de agosto. Como resultado, o desemprego atingiu a marca de 12,9 milhões. (Brasil 123)

Mais lidas

Helicóptero chega para socorrer vitimas dentro de carro em chamas na BR040

Um acidente de grandes proporções, envolvendo um caminhão e um carro, deixa a BR 040 totalmente travada nós dois sentindo.

Governo autoriza reabertura de escolas de Lafaiete e região. Veja as cidades

Governo do Estado permitiu que todos os municípios contidos na "onda verde" do programa Minas Consciente retomem as atividades presenciais