Prefeitura inicia reuniões com locadores para rever valor dos alugueis

14

A Comissão Permanente de Avaliação e Locação de imóveis da Prefeitura de Congonhas, iniciou na manhã desta sexta-feira, dia 11 de dezembro de 2015, ciclo de reuniões com a finalidade de adequar os valores de locação dos imóveis locados pelo Executivo Municipal.

O mercado imobiliário regional passa por um momento de desaquecimento, que tem como principal causa a grave crise econômica e a queda acentuada no preço das commodities, como a do minério de ferro, que é a principal fonte de receita de nossa cidade.

Segundo o secretário Adjunto de Administração, Luiz Fernando Catizane Soares, houve uma queda do número de imóveis alugados em Congonhas e região, devido à crise econômica brasileira. “Empreendimentos imobiliários estão aumentando a oferta de imóveis em Congonhas. Por outro lado, vivenciamos a diminuição da demanda por imóveis, frente à desaceleração da economia e o êxodo de várias empresas que até então prestavam serviços na região e tiveram seus contratos finalizados. Como consequência, aumentou a oferta de imóveis e os preços das locações caíram”, explica.

A primeira reunião com os locadores aconteceu nesta sexta-feira, 11. “Dos dez proprietários que compareceram, oito aceitaram reduzir o valor do aluguel, o que corresponde a uma redução de 40% dos gastos da Prefeitura com esses imóveis em média“, informa o presidente da Comissão e servidor da Secretaria de Administração, Carlos Roberto da Silva. Essas reuniões continuarão ao longo de dezembro e janeiro de 2016. Em fevereiro, todos os contratos deverão já estar renegociados e adequados ao mercado.

O objetivo geral da Comissão Permanente de Avaliação e Locação de Imóveis é avaliar os imóveis que a Prefeitura tem interesse em locar, fixando os valores destes, revendo os contratos existentes e, eventualmente, propondo a rescisão desses vínculos, em caso de necessidade e interesse público, conforme da Lei de n° 8.666/93.

Foto;divulgação