Procon de Lafaiete faz alerta sobre superendividamento e aplicação de golpes contra idosos

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Público mais vulnerável às abordagens das instituições bancárias, os idosos têm enfrentado dificuldades com o superendividamento em Lafaiete. Segundo o Procon Municipal, houve um aumento significativo do número de idosos que procuram o órgão para relatar o problema, que decorre, principalmente, do uso inadvertido de produtos financeiros por beneficiários e pensionistas do INSS.

Gerente do Procon Municipal Mariana Mendes e vereador Pedro Américo demonstram preocupação com grande endividamento de idosos em Lafaiete

Em alguns casos, idosos relatam dificuldades de levar um vida digna por causa do total comprometimento do salário. De acordo com a gerente do Procon de Lafaiete, Dr. Mariana Mendes, empréstimos consignados, empréstimos pessoais e cartão de crédito consignado estão entre as principais causas de endividamento de consumidores, especialmente nessa faixa etária.

“Esses produtos devem ser usados com cautela e de maneira consciente para não comprometer a renda mensal. Às vezes, a simples disponibilização do serviço e o valor baixo das parcelas a serem pagas não são suficientes para a tomada da decisão mais correta”, destaca.

A gerente do órgão esclarece que antes de tomar um empréstimo devem ser analisadas as taxas de juros, a quantidade de parcelas, bem como o Custo Efetivo Total (CET), que é a soma de todas as despesas envolvidas na operação. Além disso, é preciso verificar a idoneidade de empresas e profissionais, uma vez que já ocorreram diversos casos de golpe e fraudes em Lafaiete.

Alguns bancos já foram acionados judicialmente. Segundo o vereador Pedro Américo (PT), a grande procura de idosos que enfrentam o problema o levou a propor requerimentos para uma fiscalização das instituições. “Já realizamos várias reuniões com os bancos, mas o problema se agravou ultimamente. Há casos em que as dívidas do idoso supera seu salário, prejudicando a compra de medicamentos, pagamento de aluguel e sua qualidade de vida”, afirma.      

O  Procon recomenda aos consumidores várias atitudes, como a busca de orientação e informação adequada. Ao constatar o problema, a orientação é assumir a situação, fazer controle de despesas e receitas, tomar atitudes para eliminar ou diminuir gastos e analisar cada dívida separadamente.

Uma boa alternativa também é a renegociação das dívidas. Entre os 25 e 29 de novembro, o Procon Municipal realizará em Lafaiete um mutirão de renegociação. Será uma uma ótima oportunidade para o pagamento das dívidas e fechamento de acordos com melhores condições para credores e consumidores, que terão, por sua vez, grande chance de “limpar o nome” e retomar com mais tranquilidade a vida financeira.  

Reportagem: Eduardo Maia/Jornalista

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *