Projeto pioneiro do Castramóvel é aprovado e está pronto para atuar no controle da natalidade de cães e gatos; animais terão microchip

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Zona rural de Conselheiro Lafaiete será a primeira a receber o atendimento do Castramóvel este mês;

em Novembro e Dezembro, será a vez de São Brás, Brumadinho, Cristiano Otoni, Caranaíba e Ouro Branco

 

Iniciativa é pioneira em Minas através de cidades consorciadas

O Projeto de Controle Ético de Natalidade Animal do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba, também conhecido como Castramóvel do Codap, foi aprovado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). O serviço já pode ser prestado nos municípios de Brumadinho, Caranaíba, Catas Altas da Noruega, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Entre Rios de Minas, Jeceaba, Moeda, Ouro Branco, Piranga, São Brás do Suaçuí e Senhora de Oliveira.

O projeto foi apresentado, no dia 11 de Setembro, durante reunião da equipe do Consórcio, o presidente do Conselho, o médico veterinário Dr. Bruno Divino Rocha, e a assessoria do deputado estadual, Glaycon Franco, para deliberarem sobre o assunto. No dia 25, ocorreu a liberação, por meio do Ofício nº4.900/2019 – CRMV, para que o Castramóvel entre em funcionamento.

O Projeto de Controle Ético de Natalidade Animal vai atuar para diminuir a população dos cães e gatos, através do programa multidisciplinar e humanitário de manejo de animais, que inclui castração, educação em guarda responsável, registro de identificação, promoção de adoção, entre outros. O Castramóvel vai ainda promover ações de educação ambiental e humanitária para incentivar o respeito aos animais e promover o bem-estar animal.

A zona rural de Conselheiro Lafaiete será a primeira a receber o atendimento do Castramóvel este mês. Em Novembro e Dezembro, será a vez de São Brás do Suaçuí, Brumadinho, Cristiano Otoni, Caranaíba e Ouro Branco.

Conselho de Veterinária aprovado o Castramóvel e está pronto para atender as cidades

Governo Municipal de Cristiano Otoni e Ministério Público buscavam uma solução para o problema.  Então, o município encontrou a solução no serviço que passa a ser disponibilizado através do Codap. De acordo com o chefe de Gabinete da Prefeitura, Gerson Luiz de Souza Lima, “Cristiano Otoni sofre por estar nas margens da BR-040. Muitas pessoas passam por aqui e soltam os animais. Então apresentamos ao Ministério Público Estadual esta alternativa apresentada pelo Codap. Já estamos fazendo o levantamento da população de cães e gatos de rua da zona rural e área urbana e vamos ser atendidos até Dezembro. Acreditamos que o associativismo traz benefícios para  os municípios consorciados. Este controle de animais de rua, mesmo, se feito isoladamente por uma prefeitura sai por um preço absurdo. Pelo Codap, poderemos prestar mais este serviço à cidade”.

O projeto do Castramóvel do Codap é uma forma de controle da população de cães e gatos nos municípios consorciados através da base móvel que possui o centro cirúrgico adaptado para esterilização dos animais. O programa será desenvolvido em parceria com as Associações de Proteção Animal dos municípios consorciados (ALPA – Conselheiro Lafaiete, ONG Recanto dos Animais – Ouro Branco, APARC – Congonhas, Anjos de Quatros Patas – São Brás do Suaçuí), que conhecem a realidade local e sabem onde há maior demanda de castração.

Aliado à castração, será implantado um sistema de registro definitivo e universal, a partir do uso de um microchip com localização subcutânea no animal que permite, por meio de um código individual, a identificação dos cães e gatos, bem como o registro de informações relevantes como castração e imunização.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *