24 de abril de 2024 22:29

Sob risco de rompimento, barragem da Vale em Mariana passa por nova vistoria nesta terça

Vistoria da equipe técnica da Agência Nacional de Mineração está marcada para as 10h

Técnicos da Agência Nacional de Mineração (ANM) vistoriam nesta terça-feira a barragem do Xingu, em Mariana, região Central de Minas, operada pela mineradora Vale. A estrutura faz parte da Mina de Alegria e está desde setembro do ano passado em nível 2 de alerta, em uma escala de risco que vai até três. 

Segundo a Vale, a barragem está desativada e não recebe rejeitos de mineração desde 1998, mas alguns trabalhadores atuam no local. Essas atividades foram completamente interrompidas há cerca de duas semanas pela Superintendência Regional do Trabalho após auditores-fiscais avaliarem que a situação é de extrema gravidade, com risco para os trabalhadores. 

A Superintendência afirmou também que técnicos e engenheiros responsáveis pela barragem relataram que o rejeito lançado em Xingu não era drenado, o que aumenta o risco de instabilidade.

Em nota, a Vale nega que exista risco eminente de ruptura da barragem de Xingu e afirma que não houve alteração nas condições ou no nível de segurança da barragem, que é monitorada e inspecionada continuamente por uma equipe técnica especializada, além de estar incluída no plano de descaracterização de barragens da companhia. 

A vistoria da equipe técnica da Agência Nacional de Mineração está marcada para as 10h desta terça-feira.

FONTE ITATIAIA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade