22 de junho de 2024 19:57

SINDCOMERCIO divulga manifesto em favor do “candidato da terra”

A hora de votar está chegando. Pensando nisso, o SINDCOMERCIO CL apoia e incentiva o voto em candidatos locais, com o intuito de fortalecer o espaço de representação da cidade.

Parece meio frustrante ter que votar e depois ver alguns políticos nos decepcionarem, mas acreditem, é a única forma de buscar a evolução da nossa cidade e do nosso país, com democracia e Estado de Direito.

Isso tudo parece lugar comum, conversa velha, mas o fato é que não temos outra opção. E digo mais, a possibilidade de que Conselheiro Lafaiete melhore, passa também por ocupar espaço na Assembleia Legislativa de Minas e na Câmara dos Deputados em Brasília.

É notória a relevância que as casas legislativas ganharam nos últimos anos, especialmente a Câmara dos Deputados, que atualmente além das funções legislativas e de fiscalização, destina mais de 30 bilhões do orçamento federal.  Em Minas só de emendas impositivas são 770 milhões. Não se trata aqui de ser a favor ou contra essa realidade, mas de entender que é grande o poder dos deputados.

Em Minas serão 1092 candidatos para as 53 vagas de deputado federal, cerca de 20 por vaga, e 1386 candidatos para as 77 vagas de deputado estadual, cerca de 18 por vaga. É uma espécie de vestibular, mas nesse cada um de nós escolhe quem vai passar.  A questão é que escolhemos também quais as cidades vão receber maior atenção dessas casas, por terem representantes diretamente ligados a elas.

Lafaiete possuía 93.099 eleitores em 2018, mas teve um grande número de candidatos a deputado votados. Foram mais de 900, muitos com pouquíssimos votos. Isso pulverizou o potencial político da cidade e impediu que a cidade elegesse um Deputado Federal e mais um Deputado Estadual.

Nesta eleição serão 97.282 eleitores no município. As contas para estabelecer o número necessário de votos para se eleger não são simples, dependem dos partidos e das federações partidárias. Porém, a maioria dos entendidos concorda que a cidade pode eleger ao menos três deputados, 2 estaduais e 1 federal, se os votos não se perderem.

Uma coisa está certa, o destino da representação política de Lafaiete está nas mãos de cada um de seus eleitores. É preciso definir o voto pensando no quanto a cidade precisa e no quanto ela e seus cidadãos podem ganhar com a atuação desses representantes na Assembleia de Minas e na Câmara dos Deputados.

Por fim, pensando de maneira prática, para definir o voto e garantir o espaço de representação para Lafaiete e sua população, é preciso votar em um candidato de Lafaiete, ético e capacitado, com chances reais de ser eleito e que tenha compromisso com a cidade.

Tendo em vista esse entendimento, a diretoria do SINDCOMERCIO CL, que representa as cerca de 4000 empresas do comércio de bens e serviços da cidade, resolveu defender esta ideia e fazer uma campanha contra a abstenção e pelo voto com valor nos melhores candidatos da cidade. Afinal a cidade e sua população são o mais importante.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade