21 de julho de 2024 00:06

Frente fria muda o tempo em parte do Sudeste! INMET emite aviso de declínio de temperatura

Na próxima terça-feira (08), uma frente fria consegue avançar de forma costeira pelo Sudeste e mudar o tempo em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. INMET emitiu aviso de declínio de temperatura. Saiba mais aqui.

Uma frente fria atua na Região Sul nesta segunda-feira (07) e consegue avançar até o Sudeste durante a terça-feira (08). O sistema, por se encontrar mais afastado no oceano, avança de forma costeira pela Região, influenciando apenas o leste de São Paulo, o Rio de Janeiro, o sul e sudoeste de Minas Gerais.

Além da frente fria, uma massa de ar polar também influencia o tempo nessas áreas através do transporte de umidade do oceano para a costa e, principalmente, da queda das temperaturas. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu o aviso de queda de temperatura para o dia 08 de agosto.

avisos INMET
INMET emitiu aviso de “Risco Significativo” e declínio de temperatura em parte dos estados de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Não há potencial para eventos extremos de precipitação. No entanto, a combinação da presença da frente fria e do transporte de umidade em direção a costa traz o potencial para chuvas de até moderada intensidade no leste paulista e no território fluminense.

A seguir trazemos os mapas e os detalhes da previsão do tempo.

Frente fria avança e muda o tempo no leste do Sudeste

Na madrugada desta terça-feira (08), a frente fria já chega ao sul do estado de São Paulo e, por volta do fim do período, influencia até a região da capital paulista, o litoral norte e o interior até a região de Campinas e Botucatu, deixando o tempo nublado. Previsão de chuva fraca somente no sul, nas regiões litorâneas e na região metropolitana de São Paulo.

No decorrer da manhã, a frente fria chega ao Rio de Janeiro e, os ventos de sul e sudeste promovidos pela massa de ar polar, aumentam o potencial de chuvas. Assim, o tempo continua nublado e com chuvas de fraca intensidade ocorrendo em todo o leste paulista e no Rio de Janeiro, sem estender muito para o interior.

No período da tarde, a condição se mantém de tempo nublado e chuva, mas há previsão de aumento da intensidade no sul de São Paulo, onde há potencial para precipitação de até forte intensidade. Na região metropolitana da capital, as chuvas ocorrem com fraca intensidade e de forma mais pontual.

No período da noite, a circulação dos ventos do oceano em direção a costa se tornam mais efetivos no transporte de umidade e há previsão de chuvas de até moderada intensidade em toda a faixa leste de São Paulo até o sul do Rio de Janeiro. No restante do território fluminense, as chuvas continuam com fraca intensidade.

A massa de ar polar também provoca a queda mais acentuada das temperaturas no leste paulista, no Rio de Janeiro, no sul e sudeste de Minas Gerais. Na capital paulista as temperaturas variam de 15 a 21°C e, no Rio de Janeiro, de 20 a 24°C. No interior do leste paulista e no sul mineiro, as mínimas variam de 15 a 17°C, com máximas de 21 a 24°C.

A massa de ar polar também provoca a queda mais acentuada das temperaturas no leste paulista, no Rio de Janeiro, no sul e sudeste de Minas Gerais. Na capital paulista as temperaturas variam de 15 a 21°C e, no Rio de Janeiro, de 20 a 24°C. No interior do leste paulista e no sul mineiro, as mínimas variam de 15 a 17°C, com máximas de 21 a 24°C.

Previsão para o restante da semana

Somente na quarta-feira (09) que o tempo se mantém instável no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e, agora, no sul e sudeste de Minas Gerais e no Espírito Santo, com chuvas de fraca intensidade ao longo do dia.

chuva em São Paulo
Previsão de pancadas entre o meio e o fim da tarde de quarta-feira (09) no centro-leste de São Paulo.

No leste de São Paulo, o tempo até consegue ficar mais firme entre o fim da manhã e o início da tarde na região da capital, de Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Botucatu e Rio Claro. No entanto , entre o meio do período e o fim do dia, há previsão de pancadas que podem ocorrer com forte intensidade.

Na quinta-feira (10) e na sexta-feira (11), o tempo firme volta a predominar, com poucas nuvens no céu e temperaturas em elevação.

FONTE O TEMPO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade