27 de abril de 2024 11:25

A moeda rara que vale 10 milhões de reais

Moedas antigas podem valer somas extremamente altas em leilões voltados para colecionadores. Existem modelos, arduamente procurados por pessoas do mundo todo, devido às suas características históricas marcantes ou baixo volume de cunhagem.

Estes dois fatores citados acima são apenas alguns dos vários que podem valorizar tremendamente uma moeda. Hoje, falaremos de um item em especial. Faça suas malas, caro leitor, pois faremos uma viagem até a Espanha, um dos países mais culturalmente ricos e fascinantes do mundo.

Desde que adotou o euro e aposentou as pesetas, o território espanhol viu algumas de suas antigas moedas obterem valorizações enormes no mercado do colecionismo. Inclusive, muitas pessoas podem ter itens valiosos guardados em velhos cofres e gavetas sem nem ao menos saber.

Crédito: Mistérios do Mundo/Reprodução

Conheça a “joia da coroa”, a Moeda de 100 Escudos

A estrela da vez é essa extraordinária moeda espanhola que está sendo avaliada em surpreendentes 2 milhões de euros, equivalendo à cerca de R$ 10 milhões na cotação atual do real. Esse pedacinho da história do país é conhecido ternamente como “Centén” e possui características únicas que a tornam tão especial.

Durante o reinado do monarca Felipe III, no século XVII, esse objeto de rara beleza foi desenhado e cunhado. De acordo com as especificações da época, ela possuía 71 milímetros e pesava um pouco mais de 300 gramas. No entanto, acredite ou não, apenas 4 delas foram feitas, uma para cada ano documentado de produção.

Para se ter ideia, em 2009 um exemplar foi adquirido por 940.000 euros em uma transação efetuada pela Áureo & Calicó. De acordo com alguns numismatas (colecionadores especializados em moedas), tal preço provem de uma série de exclusividades apresentadas pelo pequeno pedaço de metal.

Logo, podemos citar o seu processo de cunhagem, uma vez que colocaram um pedacinho de ouro entre duas matrizes, pressionando manualmente para criar um disco diminuto. Um trabalho deveras árduo e 100% artesanal. Além disso, o design é outro show a parte, de um lado podemos ver a efígie do Rei Felipe III, e do outro, o escudo real.

Por fim, na borda há uma inscrição cuidadosamente talhada com os dizeres, “Philippus III Dei Gratia” – “Felipe III, pela graça de Deus”. Portanto, se você é um entusiasta da área e porventura se deparar com um tesouro destes, saiba que tem algo muito valioso em mãos!

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade