Elevando a sustentabilidade: R$1,4bi destinados a uma usina solar inovadora em Arinos, prometendo impulsionar a produção de aço com energia limpa.
O mundo está em constante busca por fontes de energia mais sustentáveis, e o Brasil não fica atrás. Em um anúncio recente, a Gerdau, ícone na produção de aço do país, e a Newave Energia revelaram seus planos ambiciosos em relação a essa demanda crescente. Ambas as empresas estão investindo maciçamente na produção de energia renovável, mirando um futuro mais verde e sustentável.
Energia limpa: Uma meta atingível
Localizado no coração de Minas Gerais, em Arinos, o futuro Parque Solar representa um investimento total de aproximadamente R$1,4 bilhão. Com uma notável capacidade instalada de geração de 420 MWp, o projeto ainda incorpora uma subestação de energia. A iniciativa promete abastecer cerca de 7% das necessidades energéticas anuais da Gerdau, baseando-se em dados de 2022. O impacto ambiental? Uma impressionante redução prevista de até 22.000 tCO2 anualmente.
Visão sustentável: Aço e sol juntos
A colaboração entre a Gerdau e a Newave Energia destaca o compromisso da primeira em priorizar a sustentabilidade. Juliano Prado, vice-presidente global da Gerdau e líder da Gerdau Next, enfatizou o desejo da empresa de alcançar metas ambiciosas de emissão de carbono, visando uma marca de 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço até 2031. E com o Parque Solar Arinos operando a pleno vapor, 30% da energia renovável gerada será canalizada para a produção de aço da Gerdau no Brasil.
Gerdau: Pioneira em sustentabilidade e inovação
Com um legado de 122 anos, a Gerdau não é apenas a principal produtora de aço do Brasil, mas também uma líder em práticas sustentáveis. A empresa tem uma reputação consolidada no mercado, com operações em 9 países e mais de 36.000 colaboradores. Além disso, a Gerdau é reconhecida como a maior recicladora da América Latina, convertendo 11 milhões de toneladas de sucata em produtos de aço todos os anos.
A empresa não apenas tem uma abordagem sustentável em sua produção, mas também em suas operações florestais. Ela é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal em Minas Gerais. Com metas claras para 2031, a Gerdau busca reduzir ainda mais suas emissões de carbono, solidificando seu compromisso com o planeta.
Os investidores que desejam fazer parte desta jornada verde podem encontrar as ações da Gerdau listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.
Fonte: Artur Gonçalves Ribeiro e Click Petróleo e Gas