“Talvez, não no ritmo que gostaríamos, mas aos poucos o Patrimônio Histórico de Conselheiro Lafaiete está sendo devolvido à comunidade. E é com muita alegria, com a sensação de dever que aos poucos vem sendo cumprido, que convidamos a todos para a reabertura da Casa do Artesanato João Salgado”.
Assim resumiu o Secretário Municipal de Cultura, Geraldo Lafayette, ao se referir ao restauro da Casa de Artesanato cuja inauguração acontece no próximo domingo, dia 9, um dia após a celebração da festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.
Durante mais 2 anos o casarão ficou interditado pelo Corpo de Bombeiros devido a deterioração e risco de queda de telhado.
O restauro é fruto de recursos de uma emenda parlamentar no valor de R$450 mil do deputado federal Leonardo Quintão (PMDB). Obra durou um ano contemplando a reforma geral do telhado, pintura, troca de piso, reforma da parte elétrica, paisagismo interno e edificação da edícula (uma casa pequena, localizada no fundo de um terreno, normalmente dispondo apenas de um dormitório, sala, banheiro e cozinha).
Um das funções do casarão será uma exposição permanente do artesanato local, além do retorno cursos e oficinas do gênero ao local, contemplando anualmente mais de 300 alunos no aprendizado de corte, costura, arraiolo, bordados, pintura, fomento renda e emprego.
Outros bens
Geraldo Lafayette evidenciou o programa de preservação do patrimônio histórico cujo investimento permitiram a reforma do Teatro Municipal, coreto, estação e museu ferroviário e arquivo Antônio Perdição.
Geraldo adiantou que ocorreu esta semana a licitação para a contratação do projeto de restauro da Casa de Cultura Gabriela Mendonça cuja obra deve começar até março de 2019.
Sobre a terceirização para a exploração da histórica Fazenda Paraopeba a licitação foi deserta sem nenhum interessado.