A AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba, representada pelo Secretário Executivo Claudionei Nunes, recebeu no dia 05/02, as equipes de Defesa Civil de toda à região.
A reunião contou com representantes de municípios que contém barragens de rejeito de minério e água, onde foram feitas propostas e análises de prevenção e de reação à possíveis tragédias. Com isso, foi proposto a criação de uma rede com todas essas cidades, que através da AMALPA, irão se organizar para evitar possíveis rompimentos com a fiscalização intensa das barragens e também preparar o poder público e a sociedade civil, com um direcionamento adequado caso venha acontecer algum acidente.
Esse planejamento está sendo coordenado pelo Consultor de Defesa Civil da AMALPA Ademir Inácio em conjunto com a Defesa Civil de toda essa região mineradora, onde compareceram representantes do município de Mariana, Ouro Preto, Ouro branco, Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Casa Grande, Dores de Campos, Jeceaba, Moeda e Piranga.
O Presidente da AMALPA Célio Pereira de Souza juntamente com o Secretário Executivo Claudionei Nunes, como sempre, colocaram a associação de portas abertas para a população, bem como, demonstram o interesse de ser esse canal de conexão entre todos os municípios afim de ajudar toda à população, para que não ocorra mais nenhuma tragédia na região, frisando o convite para todas as cidades que queiram participar desse planejamento procurarem a AMALPA.