Um idoso (69 anos) foi agredido na madrugada de domingo e teve seu aparelho de telefone celular roubado quando guardava materiais em um veículo estacionado na Avenida Professor Manoel Martins, na região central de Conselheiro Lafaiete.
A vítima relatou aos policiais militares, que na hora dos fatos estava guardando alguns materiais em seu veículo quando de repente, foi surpreendido por um homem (23 anos) de grande porte físico que o imobilizou pelas costas e lhe aplicou uma gravata, forçando seu pescoço com violência e ordenando que entregasse sua carteira.
A vítima alegou que naquele momento não portava sua carteira, momento em que o autor agiu ainda com mais violência apertando pescoço, tendo ele reagindo e entrando em luta corporal. Em dado momento o autor arrancou com violência o aparelho celular que se encontrava em um dos bolsos de sua calça vindo a rasga-la, evadindo logo em seguida sentido a Praça do Cristo.
Viaturas do turno iniciaram rastreamento na tentativa de localizar o autor do roubo, sendo ele visualizado na Praça do Cristo, e ao perceber a aproximação da guarnição ele fugiu em sentido ao bairro JK onde uma outra equipe policial tentou aborda-lo, porém, ele fugiu em direção a uma região de mata fechada no bairro Ouro Verde.
Durante fuga ele deixou cair um aparelho de telefone celular ao chão, provavelmente de propriedade da vítima. Foi intensificado o rastreamento e posteriormente perseguição ao autor que insistentemente se embrenhava e matas de difícil acessos na tentativa de se esquivar das equipes policias.
Já no bairro Arcádia, o autor foi visualizado pelas equipes policiais entrando em uma mata fechada, sendo inciada nova perseguição, tendo os militares se embrenhando novamente em meio a mata, passando por cercas de arames e barrancos, contudo, o autor desapareceu do campo de visão dos policiais. Posteriormente ele foi visto correndo sobre as lages de algumas residências do bairro Arcádia.
Neste momento foi montado cerco policial na tentativa de impedir sua fuga, momento em que ao descer de um telhado ele foi contido. Devido sua agressividade em tentar se esquivar dos militares foi necessário algema-lo para coloca-lo no compartimento da viatura.
Ao ser questionado sobre o roubo do celular, ele confessou que o aparelho seria da vítima, a qual teria agredido antes de cometer o delito sob a alegação de que teria feito uso de drogas e que precisava de dinheiro para retornar para a região do Gagé para usar mais crack. Ele foi preso e conduzido para a delegacia de Polícia Civil para demais providências.
Durante luta corporal a vítima teve diversos ferimentos no pescoço, sendo ela encaminhada para atendimento médico sem maiores gravidades. O autor do roubo também passou por atendimento médico. Ele apresentava ferimentos contraídos durante a fuga, onde se embrenhou por diversas matas de difícil acessos, contendo trechos com cercas de arames, e espinhos.
Durante perseguições ao autor do roubo, operação que durou aproximadamente cerca de uma hora, um policial militar veio a sofrer queda de uma lage, tendo diversas escoriações pelo corpo além de edemas na coxa e torção de joelho.
Ele foi encaminhado para atendimento médico no Pronto Socorro Municipal.
Fonte: Vertentes das Gerais