Na semana passada o site CORREIO DE MINAS postou uma extensa matéria na qual os moradores do Bairro Morro da Mina, em Lafaiete, relataram o medo diante das detonações que a Vale faz em sua mina de manganês. Eles cobravam informações da mineradora como também demonstraram preocupação de rachaduras em casas provocadas, segundo ele, pelas explosões.
Em nota enviada a redação a empresa tranquilizou os moradores. “A Unidade Morro da Mina da Vale Manganês opera em conformidade com as normas legais e técnicas vigentes. A empresa realiza o controle dos efeitos gerados pelas suas detonações, por meio de monitoramentos sísmicos conduzidos por empresa independente, com equipamentos devidamente calibrados e profissionais habilitados. Até o momento, não há registros de anomalias nas medições realizadas no entorno da empresa e das comunidades vizinhas. A Vale também está em processo de adoção de técnicas mais modernas de desmonte de rocha para mitigar ruídos e vibrações.
Em relação ao controle de poeira, a empresa realiza a umectação das vias e acessos das 6h às 24 horas, por meio de 2 caminhões-pipa.”
Leia mais:
Moradores do Morro da Mina temem por explosões da Vale e relatam trinca em residências