A Prefeitura valoriza a história e o patrimônio de Congonhas, Nossa Senhora do Rosário é a mais antiga do município e, em 2016, foi entregue à população toda restaurada. Essa obra está entre as dez ações do PAC Cidades Históricas aprovadas para a cidade.
Foram restaurados retábulo-mor, cimalha da capela-mor, arco-cruzeiro, tarja, cimalha da nave, retábulo colateral, púlpito, forro do nártex, pias de água benta, coro e pintura geral. Foi feito, ainda, um novo conjunto de sineira mais condizente com o repertório barroco da época da edificação da Igreja, substituindo a anterior que era de ferro. Antes, a própria Igreja e seus parceiros haviam restaurado o forro e outras partes do templo católico.
Congonhas é a única cidade de Minas a ter a maior parte do seu patrimônio tombado restaurado. Além da Igreja N. Sra. do Rosário, outros bens históricos e culturais estão sendo valorizados e preservados. Esses investimentos foram feitos com recursos próprios do município e também em parceria com diversas instituições, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por meio do PAC Cidades Históricas, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).