28 de março de 2024 14:10

Em favor do meio ambiente, câmara obriga comércio a adotar uso de canudos recicláveis; lei entra em vigor somente em 2020

 Agora é lei, apesar das resistências. A Câmara aprovou ontem, dia 19, o projeto em que torna obrigatórios, pelos restaurantes, lanchonetes, bares e similares, bem como os vendedores ambulantes, o uso e fornecimento aos seus clientes apenas canudos de papel biodegradável e/ou reciclável individualmente e hermeticamente embalados com material semelhante. O projeto é de inciativa do vereador Carlos Nem (PP). O descumprimento ao disposto na Lei sujeitará aos infratores à pena de multa no valor de cerca de R$500,00.

Vereadores aproaram lei ambientall/CORREIO DE MINAS

A  principal polêmica que dividia as opiniões dos vereadores seria o impacto financeiro para comerciantes na adoção do produtos e os efeitos ecológico da lei.  “Temos que rever nossos hábitos  de consumo diante de um colapso ambiental. Esta lei é uma medida para iniciarmos esta discussão”, ponderou Carla Sassi (PTB).  “O problema está na falta de educação de grande parte da população quando descarta os lixo em locais inadequado ou quando não temos uma reciclagem dos materiais”, disse Oswaldo Barbosa.

Ao frisar que não era contrário aos efeitos positivos da nova lei, dentro dos valores ecológicos, o vereador João Paulo Pé Quente (DEM), único que votou contra o projeto, justificou que a medida poderia impactar no comércio.

Uma emenda do demista abrandou os desdobramentos da nova legislação ampliando para um ano a sua aplicação.

Leia mais:

Vereador Carlos Nem: projeto de utilização de canudos biodegradáveis visa preservação ambiental

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade