29 de março de 2024 03:39

Patrimônio histórico restaurado em Congohas: Matriz de N. Sra. da Conceição

Cidade de fé e devoção, Congonhas possui belíssimas igrejas e um valioso acervo de arte barroca. Entre eles, está a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que passou por um minucioso trabalho de restauro de seus elementos artísticos integrados. Financiada pelo PAC Cidades Históricas, a obra foi entregue aos fiéis em 2017.

Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Congonhas/REPRODUÇÃO

O Altar-Mor foi todo recuperado. As imagens do coroamento encontravam-se amarradas com arame, apresentavam repintura e perda de elementos. O estado avançado de deterioração da madeira do coro necessitou de uso de microesferas de vidro para fortalecimento da estrutura. A camada pictórica recebeu proteção durante o serviço. O elemento inteiro foi nivelado.

O Arco do Cruzeiro, que a exemplo do Altar-Mor é atribuído ao entalhador Francisco Vieira Servas, pelo especialista Adriano Ramos, teve a tarja tratada e reinstalada de forma adequada. Uma asa do anjo voltou à posição original. A exemplo dos outros elementos artísticos, os altares laterais e colaterais também foram higienizados, imunizados e envernizados. Em alguns pontos do coro, a repintura foi removida e reintegrada.

Construída na primeira metade do século 18, a Matriz de N. Sra. da Conceição apresenta várias fases do Barroco e estilo jesuítico na sua fachada. Vários artistas trabalharam nela, como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que fez a portada em pedra-sabão.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade