A Polícia Militar recebeu denúncia anônima sobre um veículo GM Celta, de cor branca que, possivelmente transportando drogas de Belo Horizonte, estaria aproximando-se de Conselheiro Lafaiete, com destino a Barbacena.
Em monitoramento na Rodovia BR-040, a Polícia Militar abordou no trevo do Bairro Paulo Sexto um veículo apresentando características semelhantes às repassadas pelo denunciante. Em seu interior estavam o condutor D.J.N (28 anos) e sua companheira P.D.S (20 anos) com a filha do casal E.A.D (04 anos); além do casal W.K.S (homem, 41 anos) e B.S.L (29 anos).
Em procedimento de busca pessoal foram localizados um papelote de substância análoga a cocaína com W.K.S e a quantia de R$ 295,00 em posse de sua namorada, B.S.L. No interior do veículo, entre o banco do passageiro e o banco traseiro foi localizada uma mochila infantil contendo duas barras de substância semelhante a cocaína e um tablete da mesma substância.
D.J.N assumiu a propriedade das substâncias, alegando que realmente adquiriu tais substâncias no município de Belo Horizonte, as quais seriam entregues em Barbacena. O passageiro W.K.S alegou não saber da existência de tais substâncias, sendo que apenas emprestou o veículo a D.J.N; contudo, afirmou ter comprado a substância análoga a cocaína, encontrada em sua posse, no mesmo local que D.J.N buscou as drogas.
As outras duas passageiras negaram o conhecimento de haver drogas no automóvel. Devido a denúncia e a todas as circunstâncias citadas, todos foram presos por tráfico de drogas e conduzidos a Delegacia de Polícia onde foram entregues os seus respectivos aparelhos celulares e a apreensão efetuada. Quanto a menor, esta foi colocada sob os cuidados de um representante do Conselho Tutelar.