29 de março de 2024 12:42

Festival da Quitanda resgata tradições da culinária mineira

O evento gastronômico mais delicioso e querido de Minas Gerais está se aproximando! O 19° Festival da Quitanda acontecerá no dia 19 de maio e, este ano, terá um novo cenário: a Igreja São José Operário e o seu entorno. Uma viagem gastronômica começará no pé da Ladeira Bom Jesus, levando os visitantes até as delícias das quitandeiras e dos quitandeiros de Congonhas e região. Como acontece todo ano, a noite que antecede a festa será dedicada aos caldos e à viola, preparando o público para a chegada do inverno.

Inserido no calendário municipal de eventos, o Festival da Quitanda receberá, de braços abertos, quitandeiras (os) de Congonhas e das principais cidades vizinhas, como Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Jeceaba, Lagoa Dourada, Ouro Branco, Piranga, Sabará e São Brás do Suaçuí. Quitandas tradicionais e artesanais serão comercializadas em mais de 30 stands, resgatando e preservando a culinária mineira. Os carros-chefes do evento, o cubu e o chá de congonha, serão oferecidos aos visitantes.

Apresentações culturais e musicais, que remetem às tradições rurais das cidades do interior mineiro, vão embalar a festa. Será realizado, ainda, o tradicional concurso de quitandas nas categorias Prata da Casa (melhor quitanda de Congonhas), Comércio Especializado (melhor quitanda entre padarias e confeitarias participantes) e Melhor Stand (melhor ornamentação da barraca).

Além de fomentar a cultura e a gastronomia, trazendo as tradições do campo e as antigas receitas das fazendas mineiras, o Festival da Quitanda também possui um cunho social, já que promove o empoderamento das (dos) quitandeiras (os), dando oportunidade de melhorarem a oferta de seus produtos e serviços e terem, na comercialização de quitandas, uma fonte de renda.

Noite de Caldos e Violas

Para aquecer o público para a chegada do inverno, será realizado, no dia 18 de maio, a partir das 20h, a Noite de Caldos e Violas. Às 20h30 terá show com Adriana Farias. A programação contará, ainda, com apresentações musicais e comercialização de caldos e outros pratos típicos.

Programação:

Sábado (18/05)

  • 20h30: Adriana Farias
  • 23h: Tribo de Gonzaga

Domingo (19/05)

  • 10h: Apresentação do Grupo de Congado Marujo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia
  • 11h: Grupo Força Vocalis
  • 12h30: Cortejo com o grupo de canto e dança Negro por Negro
  • 13h30: Premiação do Concurso de Quitandas
  • 14h: Chico Lobo
  • 16h: Banda Carpiah

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade