Público mais vulnerável às abordagens das instituições bancárias, os idosos têm enfrentado dificuldades com o superendividamento em Lafaiete. Segundo o Procon Municipal, houve um aumento significativo do número de idosos que procuram o órgão para relatar o problema, que decorre, principalmente, do uso inadvertido de produtos financeiros por beneficiários e pensionistas do INSS.
Em alguns casos, idosos relatam dificuldades de levar um vida digna por causa do total comprometimento do salário. De acordo com a gerente do Procon de Lafaiete, Dr. Mariana Mendes, empréstimos consignados, empréstimos pessoais e cartão de crédito consignado estão entre as principais causas de endividamento de consumidores, especialmente nessa faixa etária.
“Esses produtos devem ser usados com cautela e de maneira consciente para não comprometer a renda mensal. Às vezes, a simples disponibilização do serviço e o valor baixo das parcelas a serem pagas não são suficientes para a tomada da decisão mais correta”, destaca.
A gerente do órgão esclarece que antes de tomar um empréstimo devem ser analisadas as taxas de juros, a quantidade de parcelas, bem como o Custo Efetivo Total (CET), que é a soma de todas as despesas envolvidas na operação. Além disso, é preciso verificar a idoneidade de empresas e profissionais, uma vez que já ocorreram diversos casos de golpe e fraudes em Lafaiete.
Alguns bancos já foram acionados judicialmente. Segundo o vereador Pedro Américo (PT), a grande procura de idosos que enfrentam o problema o levou a propor requerimentos para uma fiscalização das instituições. “Já realizamos várias reuniões com os bancos, mas o problema se agravou ultimamente. Há casos em que as dívidas do idoso supera seu salário, prejudicando a compra de medicamentos, pagamento de aluguel e sua qualidade de vida”, afirma.
O Procon recomenda aos consumidores várias atitudes, como a busca de orientação e informação adequada. Ao constatar o problema, a orientação é assumir a situação, fazer controle de despesas e receitas, tomar atitudes para eliminar ou diminuir gastos e analisar cada dívida separadamente.
Uma boa alternativa também é a renegociação das dívidas. Entre os 25 e 29 de novembro, o Procon Municipal realizará em Lafaiete um mutirão de renegociação. Será uma uma ótima oportunidade para o pagamento das dívidas e fechamento de acordos com melhores condições para credores e consumidores, que terão, por sua vez, grande chance de “limpar o nome” e retomar com mais tranquilidade a vida financeira.
Reportagem: Eduardo Maia/Jornalista