Durante patrulhamento na tarde de domingo (30), os policiais militares quando passavam pela Rua Sete de Setembro, em Barbacena, depararam com condutora de um veículo acionando a buzina com a intenção de chamar a atenção da guarnição, tendo a equipe parado e procedida à abordagem.
Logo de imediato, a condutora entregou um bebê de um ano de idade, dizendo que o mesmo estaria morrendo. Ao pegar a criança os militares verificaram que não havia nada obstruindo as vias nasais nem orais, porém o bebê estava com a pele fria e apresentava convulsões e os olhos estavam parados, logo em seguida ela passou a respirar e chorar.
Agindo com muita rapidez e preocupados com a saúde do bebê, os militares embarcaram na viatura com a criança e deslocaram até ao Hospital Santa Casa para atendimento médico onde passou por exames e apresentou estabilidade.
Na unidade hospitalar a mãe da criança disse aos policiais que na hora do ocorrido se encontrava em casa, e que o fato aconteceu após ter terminado de tomar mamadeira, passando a cair pálido e a virar os olhos, desmaiando em seguida e parando de respirar, momento em que saiu junto com o pai para levá-lo ao hospital, quando avistou a viatura da PM, pedindo ajuda, pois a criança havia parado de respirar (Vertentes das Gerais).