O imenso público que compareceu a Matriz Nossa Senhora da Conceição, na noite desse domingo, foi contemplado com cenas de pura magia. Como bem disse o Professor Paulo Antunes, foi “a celebração do casamento perfeito da música clássica com o rock”.
O convidado da vez foi a 31’s Rock Banda, integrada por Aysser Saliba – teclado e arranjo, Elton de Jesus – vocal agudo, Fernando Barros – vocal grave, Dudu Morais – Guitarra e backing vocal, Emmanuel Soares – Baixo e backing vocal e Marcelo Mellado – bateria. Músicos refinados, de altíssimo nível com uma leitura apurada dos clássicos do Rock nacional e internacional.
Logo no começo, uma linda surpresa, com a emocionante vinheta da Century Fox anunciando o início do Concerto. Ao apagar das luzes, a majestosa canção “sentimentos” de A Bela e a Fera, tomou conta da imponente edificação do nosso barroco. A Fera (Fernando Barros) e as Belas (meninas cantoras do Coral Cantata), acompanhados da Banda 31’s teceram a mais linda harmonia, festejada ao final por luzes e fogos.
Uma plateia em êxtase permaneceu deslumbrada com as canções entre o pop Rock e a música tradicional da literatura coral. Entre as quais, Yesterday, Beatles; Dois corações da Banda Melim; Tempo perdido de Legião Urbana, Glória da Missa afro do Maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca; With or without you, U2; Habanera da Ópera Carmen de Bizet; Hey Jude que diz: “não fique mal / Pegue uma canção triste e torne-a melhor / Lembre-se de deixá-la entrar em seu coração / Então você pode começar a melhorar as coisas.” Foi então que o publico atendeu o convite do vocalista Fernando e cantou, com imensa vibração, esta que é uma das mais famosas canções mundiais.
Ainda foi possível experimentar um momento de dupla emoção: a canção “Another brick in the wall” – Pink Floy, na voz da 31’s e Coral Cantata como Back vocal, deixou uma contundente mensagem sobre a importância da educação que liberta, seguida de uma homilia em forma de canção, pelo mesmo coral e o violino de Leo Cassilhas: “Oração de uma criança” pedindo a Deus que nos acolha.
O grand finale reuniu os três coros e a Banda, para juntos, cantarem Enquanto houver sol – Titãs. Inevitavelmente, ao final o público ovacionou e de pé, solicitou o Bis.
Lafaiete vai sediar Festival de Corais
Uma noite memorável marcada pela presença de várias autoridades da nossa cultura artística, entre as quais o Secretário de Cultura Geraldo Lafaiete e de um público qualificado e consolidado, que nas palavras do Maestro Geraldo Vasconcelos é o grande responsável pelo fato da FEMICOR – Federação Mineira de Corais ter escolhido Conselheiro Lafaiete para sediar o primeiro Festival de Corais de Minas Gerais, em caráter competitivo, no ano de 2020, dentro do calendário de comemorações dos 230 anos de Conselheiro Lafaiete.
“Bons ventos para essa iluminada e sonora lua de mel: Madrigal Roda Viva; Coral Veritas, Coral Cantata do Colégio Nazaré, 31’s Rock Banda” e o já tradicional imenso público que não apenas assiste, mas afirma a grande interação entre palco e plateia.
Quando entrar dezembro, os prenúncios do nascimento do menino Jesus, serão adornados por novas emoções.
-Fotos: Mauro Dutra Faria
https://youtu.be/f77NFtoIsDI
Veja mais fotos:
[Best_Wordpress_Gallery id=”249″ gal_title=”coral-2″]