15 de junho de 2024 11:33

Secretaria de Saúde realiza mutirão para cadastro no SUS

DIVULGAÇÃO

Diante do novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde, publicado pela Portaria nº 2979 de 12 de novembro de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde de Lafaiete por meio do Departamento de Atenção Básica irá promover com as Equipes de Saúde da Família – ESF um mutirão no dia 23/11/19 de 8:00 às 17:00h.
O objetivo é cadastrar os usuários que não são encontrados em suas residências durante a semana e/ou no horário de trabalho da ESF.
Os Agentes Comunitários de Saúde – ACS estarão visitando as residências com o objetivo exclusivo de cadastrar novas famílias e no momento do cadastro serão solicitados um documento de identificação e o cartão do SUS.
Para o sucesso desse mutirão, solicitamos à população que atenda os ACS.
Informamos também, que são muitas pessoas que a princípio negam o atendimento do ACS. Para usar seu direito de cidadão e usuário é necessário que tenha o Cartão do SUS e que seu domicílio e sua família estejam cadastrados em uma das unidades de ESF de sua área de abrangência.

SERVIÇOS PRESTADOS PELAS EQUIPES DE SF/NASF

– Consulta médica
– Consulta de Enfermagem com acolhimento com escuta qualificada e classificação de riscos;
– Puericultura;
– Vacinação;
– Pré-natal;
– Realização de Preventivos;
– Distribuição de medicamentos;
– Distribuição de insumos para diabéticos;
– Curativos;
– Retirada de pontos;
– Administração de medicamentos;
– Sondagens;
– Atendimentos individualizados pela equipe de NASF: Psicólogos, Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Nutricionistas, Terapeutas Ocupacionais, Educadores Físicos;
– Atividades educativas desenvolvidas pelas equipes SF/NASF em forma de grupos: Tabagismo, Hipertensos, Diabéticos, Gestantes, Idosos, Atividades Físicas.
– Monitoramentos epidemiológicos de doenças e agravos;
– Organização de fila de espera através de protocolos para regular o acesso aos serviços especializados.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade