A Secretária Municipal de Saúde, Rita de Kássia, confirmou em nota enviada a imprensa que na noite de ontem (26), ocorreu a comunicação ao Diretor do Departamento de vigilância em Saúde, Diogo Dias, sobre a suspeita de uma criança residente em Lafaiete atendida e hospitalizada na FOB, em Ouro Branco, e posteriormente transferida para hospital em Belo Horizonte com suspeita de meningite bacteriana.
“Pela clínica e exames preliminares realizados ainda antes de ser transferida constatou-se ser um quadro de meningite bacteriana, mas ainda sem o resultado de exame classificando o tipo da bactéria. As ações de controle foram tomadas pelo setor e sendo orientadas e acompanhadas pelas referências da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS – do estado de Minas Gerais”, afirma a nota.
A vítima é uma criança de apenas 2 anos.
O que é?
A meningite é uma inflamação das meninges, membrandas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade.
A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.