19 de abril de 2024 09:12

Lafaiete: idosa paraplégica após queda de folha de palmeira tem corpo doado a universidade para estudos médicos

Faleceu esta semana, no Asilo Carlos Romeiro, em Lafaiete, a senhora Nair de Paula. A causa da morte foi atribuída a infarto fulminante. Ela era solteira e completaria 89 anos no dia 18 de fevereiro.

Família de idosa atingida por folha de palmeira cobra ajuda para operações e denuncia falta de produtos em postos e PSF’s/Reprodução

Diferente da imensa maioria, e a exemplo de outros 2 irmãos, ela não foi sepultada. Dona Nair teve seu corpo doado para estudos do Hospital da Clínicas, em Belo Horizonte. Em vida, ela deixou a autorização regularizada para a iniciativa carregada de desprendimento e grandeza.

Queda de folha de palmeira

A vida de Dona Nair foi marcada por uma tragédia. No dia 28 de julho de 2014 ela atingida por uma folha de uma palmeira, perto do antigo fórum, quando ficou paraplégica. Após o acidente ela ficou 7 meses no Hospital João XXIII.

Após o restabelecimento de sua saúde, ela viveu um período em uma casa de descanso no centro de Lafaiete e foi assistida pelo carinho e atenção de seus irmãos.

Ela movimentava os membros inferiores e braço direito, mas mantinha a alegria e lucidez. Depois de certo tempo depois ela foi transferida para o asilo.

A família acionou a prefeitura na Justiça cobrando indenização por causa do acidente sofrido por dona Nair, ma sem sucesso.

A doação

O ato da doação é considerado um gesto nobre. Doar o corpo é diferente. É manifestar, em vida, o seu desejo de contribuir para o avanço da ciência, de forma a beneficiar pesquisadores e alunos em seus estudos na área da saúde.

A despeito de todo o avanço nos exames de imagem, impressão 3D de ossos e órgãos, ambientes de realidade virtual e simulação e que são excelentes instrumentos de ensino e pesquisa, não há substituto a altura do contato com espécimes anatômicos reais para o aluno de graduação, pós-graduação, especializandos e residentes da área de saúde que impacte tão fortemente no aprendizado.

Embora a doação de corpos para já ocorra no Brasil, com todos os procedimentos legais e necessários, a prática ainda é pouco expressiva quando comparada à de países como os Estados Unidos, onde quase todos os corpos usados para fins de estudos médicos em faculdades e universidades são provenientes da cultura de doação já estabelecida ao longo de décadas.

Leia mais

Família de idosa atingida por folha de palmeira cobra ajuda para operações e denuncia falta de produtos em postos e PSF’s

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade