24 de abril de 2024 04:22

Apesar dos protestos de sindicatos, empresas afirmam que adotaram medidas de proteção aos trabalhadores

E meio aos protestos de sindicalistas do setor mineral e siderúrgico, cobrando medidas para proteção aos trabalhadores em torno do coronavírus, nossa reportagem ouviu as empresas do setor.
Por meio do ofício, o prefeito de Congonhas, Zelinho (PSDB), solicitou o envio de um relato completo e detalhado de todas as medidas que foram ou serão implementadas pelas empresas mineradoras para a efetiva proteção dos seus funcionários, seja como se realiza o transporte até a empresa, o modo de utilização comunitária de ambientes, como restaurantes, setores de trabalho, vestiários, entre outros.

Gerdau
O Gerdau mantém constante diálogo com os sindicatos dos trabalhadores para informar sobre as ações que vem sendo tomadas na prevenção ao coronavírus (Covid-19) entre seus colaboradores e funcionários terceirizados. A Empresa adotou uma série de medidas para mitigar o risco de transmissão nos locais de trabalho, seguindo as orientações divulgadas pelos órgãos de saúde competentes.
Para os profissionais que desempenham atividades nas áreas operacionais e necessariamente precisam ir até as unidades, a Gerdau está realizando um monitoramento rigoroso para identificação de possíveis sintomas. Diariamente, os trabalhadores seguem o procedimento padrão obrigatório de higienização e são submetidos a uma avaliação clínica com medição de temperatura. Essas medidas valem também para os motoristas que realizam o transporte dos colaboradores e dos motoristas dos caminhões que entram na área operacional.
A Empresa adotou um rigoroso processo de limpeza e desinfecção das áreas, de acordo com as recomendações técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A limpeza inclui áreas produtivas e de convivência, estações de trabalho, refeitório e ônibus fretado. Além disso, implementou a flexibilização dos horários de refeições para evitar aglomerações e assegurar o distanciamento mínimo entre as pessoas.

Trabalhadores deixam a siderúrgica VSB / DIVULGAÇÃO

Vallourec
A Vallourec criou um Comitê de Crise e vem adotando uma série de medidas para mitigar o risco de transmissão nos locais de trabalho, como a recomendação de home office e o cancelamento de viagens nacionais e internacionais, e acompanhando, diariamente, a evolução da pandemia e os impactos para seus colaboradores, suas famílias e o mercado.
Em todos os sites da Vallourec no Brasil foram adotadas medidas que incluem:

      • Isolamento preventivo

Os empregados que podem trabalhar de casa estão exercendo suas atividades em regime de home office, bem como todos os estagiários e aprendizes, empregados com idade maior ou igual a 60 anos, grávidas e puérperas, e portadores de doenças crônicas com indicação médica. Todos passaram por treinamento. Além disso, está sendo priorizado o uso dos recursos a distância para a realização de reuniões, com cancelamento de todas as viagens, eventos, treinamentos e reuniões presenciais, para o controle de possíveis aglomerações.
Viagens para empregados, terceiros e visitantes
As viagens nacionais e internacionais estão canceladas. A orientação para viajantes, que retornaram do exterior ou de estado com transmissão comunitária, é permanecer em quarentena por 14 dias. Caso apresentem sinais e sintomas de gripe, devem comunicar de imediato à Medicina do Trabalho, para as devidas orientações.

  • Transporte de pessoal

Diversas medidas para evitar o risco de contágio no transporte de pessoal foram tomadas pelas equipes de Logística e seus respectivos prestadores de serviço: aumento da frota no transporte casa/empresa/casa para proporcionar mais espaço entre os passageiros; disponibilização de álcool em gel nos veículos; circulação com as janelas abertas; higienização diária dos veículos; orientação aos profissionais de transporte e aos passageiros; e divulgação de informativos nos veículos sobre os principais cuidados de prevenção.
Locais de aglomeração de pessoas
Foi criada uma escala de uso dos refeitórios para evitar aglomerações, e a distância entre uma cadeira e outra foi aumentada em aproximadamente um metro. Além disso, os espaços de descanso nas redondezas dos refeitórios foram temporariamente interditados para evitar o agrupamento de pessoas.

  • Canal de atendimento exclusivo

Um número de telefone exclusivo para falar com a Medicina do Trabalho está disponível para que os colaboradores das empresas Vallourec no Brasil e seus familiares esclareçam dúvidas.
Ações de higiene individual e coletiva
Informativos com o passo a passo de como higienizar corretamente as mãos com água e sabão ou álcool gel foram afixados nos refeitórios, banheiros e lavabos; foi feita a instalação de dispenser de álcool gel nas áreas; e intensificada a higienização de locais como cabines, banheiros e refeitórios.

CSN
A empresa reafirma que tem seguido as recomendações do Ministério da Saúde e das autoridades competentes no assunto.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade