28 de março de 2024 08:19

Em vídeo, Prefeito Mário Marcus divulga ampliação da estrutura da rede pública para o enfrentamento do coronavírus

Em continuidade ao enfrentamento ao Coronavírus desde as primeiras notícias sobre o agravamento da contaminação e os riscos à saúde e com o objetivo de ampliar a capacidade para atendimento e assistência caso necessário, a administração municipal tomou nas últimas semanas novas providências. A Secretaria de Saúde tem se empenhado para melhor estruturar a rede hospitalar já existente no município a fim de agilizar o processo de implantação de áreas específicas de atendimento.
A Secretaria está credenciando junto ao Governo do Estado a solicitação de implantação de mais salas vermelhas, leitos de UTI, respiradores e equipamentos para estas unidades de saúde da cidade, hospitais e Policlínica Municipal. Atualmente o município conta com 17 respiradores instalados e 09 leitos de UTI.
Para a criação do Hospital de Campanha o município negociou com a direção do Hospital São Camilo para assumir com equipe própria suas instalações onde serão disponibilizados 60 leitos para atendimento exclusivo aos pacientes contaminados com Coronavirus COVID-19 que necessitem de internação hospitalar. Para tanto a prefeitura fará adaptações e reforma do telhado do prédio. O atendimento que hoje é feito pelo Hospital São Camilo não será paralisado, mas passará a funcionar temporariamente em uma ala no prédio do Hospital Queluz que não está sendo utilizada. Não haverá nenhum prejuízo do atendimento para as duas unidades hospitalares.
De acordo com o prefeito Mário Marcus “considerando a agilidade e economia para as adequações dentre as várias possibilidades analisadas, o Município entendeu ser esta a medida mais viável na busca de uma instalação que possibilitasse um atendimento mais eficiente, considerando a estrutura hospitalar existente, inclusive com canalização de oxigênio, uma sala vermelha, além de outros recursos já disponíveis, possibilitando, inclusive, a instalação de leitos de terapia intensiva no local, o que já vem sendo negociado pela Secretaria de Saúde junto ao Estado”. Ele informou ainda que outros equipamentos e respiradores necessários para o atendimento no local também estão sendo providenciados pela Secretaria de saúde. Segundo a Secretaria de Saúde caso necessário, leitos de UTI, do Hospital e Maternidade São José serão cedidos para o tratamento de casos graves.
A Policlínica Municipal também passou por reforma e hoje possui uma nova ala no pavimento térreo, isolada das demais instalações, que será destinada à assistência aos pacientes suspeitos e contaminados pelo Coronavírus, inclusive com uma sala vermelha equipada com respirador e leitos para atendimento à pacientes em estado mais grave. Porém, se a situação se agravar as demais dependências da Policlínica Municipal também poderão ser utilizadas para este fim ampliando a rede que passará a contar com aproximadamente 100 leitos para este atendimento. Para auxiliar no diagnóstico a Secretaria de Saúde está adquirindo 1.000 kits de testes rápidos para atender uma demanda inicial.

Outras ações
Sendo necessários mais recursos para a saúde e acreditando no valor das parcerias a administração municipal está solicitando às empresas da região, como Vale, Gerdau, MRS, CSN entre outras, a doação de equipamentos e insumos, tais como, respiradores, álcool gel, máscaras, kits para testes rápidos e outros necessários para este enfrentamento.
Além disso, a administração municipal está em tratativas com o Ministério Público do Trabalho onde solicitou a alteração de objeto de um TAC firmado com a Gerdau com o objetivo de destinar recursos para que o Município invista em ações de enfrentamento ao conoravírus.
O Prefeito Mário Marcus ressalta que muitas outras ações e providências estão sendo analisadas pela Administração Municipal, Secretaria de Saúde e Comitê de Enfrentamento. “Vamos continuar acompanhando a evolução dos casos mantendo o diálogo com representantes do comércio e outros segmentos, estruturando nosso sistema de saúde e tomando sempre com muita prudência e responsabilidade todas as medidas necessárias para este enfrentamento a fim de preservar a saúde de nossa população”, concluiu.

Veja o vídeo.

https://youtu.be/0iMIL0QYfcQ

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade
novalogo-correiodeminasnova
Nossas redes Sociais