20 de abril de 2024 13:39

Entidades aguardam decreto do Governador e articulam plano para reabertura do comércio já no dia 4

Empresários trabalham para a reabertura do comércio/CORREIO DE MINAS

Os empresários de Lafaiete vão ganhar força nesta semana, principalmente que amanhã (27), o Governador Zema (NOVO) deve editar um decreto que flexibilizará o comércio em todo o estado.

O programa do Governo setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” estabelecidas pela Secretaria de Saúde (onda 0 – serviços essenciais; onda 1 – baixo risco; onda 2 – médio risco; onda 3 – alto risco), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença, avaliando o cenário de cada cidade e a taxa de evolução da Covid-19 na região.

Diante da expectativa gerada do anúncio do Governador Zema, representantes das 3 entidades ACIAS, CDL-CL e SINDCOMÈRCIO estiveram ontem (25) reunidos para articular um programa para a reabertura gradual do comércio local.

Segundo representantes ouvidos por nossa reportagem, assim que o Governo editar o Decreto dentro do plano “Minas Consciente” prevê a retomada da economia gradativamente em um prazo de duas a três semanas, os empresários se reunirão já na terça feira (28) para elaborar o programa de reabertura do comércio que será entregue ás mão do Prefeito Mário Marcus (DEM). Ele deve submeter o plano ao Comitê Gestor de Crise que se reúne na quinta-feira (30) quando será discutido e definido todos os critérios e medidas propostas.

O plano do comércio de Lafaiete está alinhado com os empresários de Barbacena que ontem (26) conseguiram do Prefeito Municipal Luís Álvaro a adesão ao plano estadual “Minas Consciente” de abertura do comércio. Nas duas cidades a intenção é de que na segunda-feria (4) inicie a reabertura gradual do comércio.

Crise

Há mais de 30 dias com grande parte de seu comércio fechado, pesquisa do SINDCOMÉRCIO aponta a perda de mais de 3 mil empregos na economia de Lafaiete com a pandemia

Cidades 

Independente do Governo de Minas, cidades como São Brás do Suaçuí e Ouro Branco saíram a frete e flexibilizaram o funcioamento de seus comércios com regras sanitárias.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade