26 de abril de 2024 18:15

Prefeitura contabiliza mais 1 caso de coronavírus e chega agora a 14 infectados; comércio permanecerá fechado

Com a confirmação de mais um caso de COVID-19 em Conselheiro Lafaiete, de uma mulher residente no município, totalizando 14 casos confirmados, e levando em conta um recente estudo que aponta Lafaiete como a cidade em 3º lugar de situação crítica em Minas Gerais, com uma estrutura do sistema de saúde atual insuficiente, a administração municipal e equipe da saúde decidiram pela manutenção do isolamento social no município.

Prefeito Mário Marcos afirmou que a flexibilização do comércio deve ocorrer após estruturação do sistema de saúde e ampliação de leitos do São Camilo / CORREIO DE MINAS

Outro fator levado em conta é um alinhamento existente entre outras cidades que compõem nossa macro região de saúde como Congonhas e Ouro Banco, que também optaram pela manutenção das medidas de isolamento.
Desta forma, como meio de prevenção, visando conter a disseminação do vírus a fim de evitar o aumento dos casos o comércio de atividades não essenciais deverá permanecer fechado.
No entanto, tais medidas são avaliadas constantemente junto ao Comitê de Enfrentamento e entidades representativas do comércio e tão logo seja possível será liberada a abertura do comércio para outras atividades de forma gradativa, de modo a não colocar em risco a saúde dos trabalhadores e da população.
Na oportunidade é importante destacar que todas as decisões são tomadas após inúmeras análises e com muita responsabilidade, pois o foco no momento é prevenir a ocorrência de novos casos, bem como evitar a gravidade dos casos e óbitos no município em decorrência de contaminação pelo coronavírus COVID-19.
Em vídeo divulgado pelo Prefeito Mário Marcus (DEM) alertou sobre a gravidade da situação, lamentou a perda de empregos na cidade. Ele citou que hoje não há nenhum leito de CTI disponível em Lafaiete. “A situação não nos permite abrir o comércio. Se assim o fizermos teremos que voltar atrás”, ressaltou.
Ele informou que junto a entidades está buscando a flexibilização do comércio de forma conjunta como seus representantes, porém alertou que somente quando o sistema municipal de saúde estiver estruturado assim poderia, com mais segurança, reabrir o comércio. “Estamos todos juntos do mesmo lado. E vamos vencer esta luta”, finalizou.

https://youtu.be/Lx8Nd5v5riQ

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade