28 de abril de 2024 03:00

Epicentro: Barbacena pode já ter 1.771 casos confirmados, segundo pesquisa nacional

O número de infectados pelo novo coronavírus deve ser cerca de sete vezes aquele registrado nas estatísticas oficiais. A afirmação é baseada no resultado da etapa inicial do estudo Epicovid-19, primeira pesquisa nacional sobre a doença.

Em 90 cidades, 760 mil pessoas foram contaminadas (têm anticorpos para a doença), cerca de 1,4% da população somada desses municípios. Nessas cidades mora mais de 25% da população brasileira. Isso quer dizer que em um grupo de sete pessoas com o coronavírus, apenas uma sabe que está infectada.

A pesquisa também passou por Barbacena que fechou a segunda-feira (25) com 253 casos confirmados oficialmente. Levando-se em conta os resultados do estudo, o número de infectados já pode ser contado na casa do milhar. Pelo mesmo estudo, o Brasil já teria mais de dois milhões de pessoas infectadas.

É preciso observar que a pesquisa verificou se as pessoas tinham anticorpos para a doença – pode se tratar de um infectado assintomático, ou quase isso. Nas estatísticas oficiais, contam-se casos confirmados, pessoas com sintomas evidentes da doença que foram testadas. (Vertentes Online)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade