“Nestas plagas outrora fincara Sua taba o feroz Cataguá. E, entre danças dos índios, vibrara Lá na mata o febril maracá. Nestes campos pousara a Bandeira De Fernão Dias, ínclito herói, E, qual marco, uma casa altaneira, Senhoril, no Gambá se constrói”.
O verso acima, é parte do Hino Oficial de Entre Rios de Minas, com letra dos saudosos Dom José Belvino do Nascimento e Dom Oscar de Oliveira, Arranjo para Banda por Elvis Washington Reis.
Hoje a Mesopotâmia de Minas comemora 307 anos, nome a alusão a palavra de origem grega que significa “terra entre rios”, uma região desértica localizada entre os rios Tigre e Eufrates, pertencente ao Iraque.
Foram os bandeirantes Bartolomeu Machado Neto e Pedro Domingues, este citado como o primeiro morador local, obtiveram sesmaria concedida por D. Brás Baltazar da Silveira, em 20 de dezembro de 1713, no Caminho Novo que vem da vila de São João del-Rei para as Minas Gerais, na paragem chamada o Bromado. Assim nascia Entre Rios de Minas, Entre Rios e João Ribeiro, nomes que sucederam a atual denominação. Bromado vem de embroar, local onde o ouro não era de qualidade, daí Brumado.
Mas coube ao Arcebispo Dom Oscar de Oliveira a pesquisa pela origem da cidade, quando descobriu a autenticidade do documento de nascimento da cidade, religioso que se dedicou com ardor de causa história de Entre Entre Rios de Minas, estudioso nato e apaixonado, desvendando seu torrão de Minas, por onde em passou a Bandeira desbravadora de Fernão Dias no final do século XVIII.
Terra erguida sobre os alicerces mais altos dos valores republicanos, aqui nasceram grandes ideais de Minas e do Brasil, quando figuram os garis, comerciantes, pedreiros, trabalhadores rurais, gente simples e ilustres que construíram e erguem este município que hoje (20) completa 307 anos de fundação. Viva Entre Rios de Minas e do mundo.
“Mais te orgulhas de já teres dado Grandes filhos ao nosso Brasil, E conclamas em mais alto brado, Eia! Avante” Buscai glórias mil! Deus te salve, Entre Rios de Minas! Eu te aclamo com grande emoção, Sobre ti desçam bênçãos divinas! Vivas sempre no meu coração”. Parte acima fecha o Hino Oficial de Entre Rios!
Cabe aqui entre tantos destaques, a memória de historiador Artur Campos e do médico, Dr. Neves, que muito dedicaram a preservação da memória arqueológica e genealógica de Entre Rios de Minas.
Programação
Uma extensa programação celebrou os 307 anos de Entre Rios e hoje às 20:00 horas encerra o evento com a Live Estevão Lobo com o lançamento do CD Latino Nativo
- Texto: Guilherme Vinicios -(Micro empresário do ramo da comunicação, entendedor de história e entrerriano da gema)