20 de abril de 2024 01:20

Pela primeira vez o tradicional Festival de Inverno de Congonhas trará uma oficina de Teatro Lambe – Lambe

A técnica genuinamente brasileira atrai pelo minimalismo e produção artesanal dos elementos

Estão abertas até o dia 10 de agosto as inscrições para as Oficinas Online do 26º Festival de Inverno de Congonhas. Serão 13 oficinas gratuitas transmitidas pela plataforma digital Google Meet, com vagas limitadas. Uma dessas atividades será inédita, a Oficina de Teatro Lambe-Lambe | A Noiva da FAFIC, ministrada pela historiadora e educadora Nathália Rezende, com apoio da jornalista Janice Miranda e do videoartista José Paulo Osório, que será realizada no dia 26 de agosto, às 17h.

O Teatro Lambe-Lambe foi criado por duas mulheres nordestinas brasileiras, as pedagogas Denise di Santos e Ismine Lima, que usaram a técnica para ensinar, entreter e educar por meio da cultura teatral transportando a ação cênica, que antes apresentavam por intermédios de bonecos, para dento de uma caixa, com o mesmo aspecto estético da ferramenta de trabalho dos fotógrafos lambe-lambe.

“Como educadora sei da importância da aprendizagem a partir da observação do cotidiano para que os educandos tenham melhor apreensão da comunidade que estão inseridos. A nossa intenção e explorar a prática artística-pedagógica do Teatro Lambe-Lambe por meio uma encenação de um breve espetáculo que terá como eixo temático uma lenda amplamente conhecida em Congonhas, a lenda da noiva da FAFIC, além disso vamos trabalhar o conceito de lenda e ensinar a prática artesanal de confecção deste tipo de teatro”, explica Nathália.  

Como traço comum da oralidade ocidental, a Lenda da Noiva da FAFIC foi assumindo várias versões ao longo dos anos, mas todas elas acabavam em tragédia. Assim a história fez parte do imaginário e causou medo em gerações, principalmente em estudantes da instituição que está abrigada no antigo prédio da FAFIC. Esta lenda é uma das mais conhecidas e tradicionais de Congonhas.

A 26ª edição do Festival de Inverno de Congonhas acontece entre os dias 15 e 29 de Agosto. O tradicional evento do calendário de Congonhas é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura com patrocínio do Instituto Cultural Vale e conta com mais de 60 atrações artístico-culturais. 

Inscrições pelo link abaixo

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdoLfWoy_R3PSQkYVv6vEcPKk2dBHLPnkyeZz6lL6APZ5528A/viewform

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade