Decreto assinado ontem (5) pelo Prefeito de Congonhas, Dr. Cláudio Dinho (MDB), autorizou, a partir de segunda-feira (9) o retorno às aulas em formato híbrido nas escolas públicas e privadas de Congonhas. A media tomou de surpresa pais, alunos e educadores.
Em um vídeo institucional, o Secretário Municipal de Educação, Wilson Fernandes, explicou as ações desencadeadas e o planejamento de volta às aulas.
Ele reconheceu que a pandemia trouxe impactos negativos ao processo educacional e pedagógico para alunos, mas adiantou que o retorno será forma gradual com total segurança sanitária.
Wilson disse que foi elaborado um rigoroso protocolo sanitário e de bio-segurança a ser implantando nas escolas assegurando o controle ações preventivas e de controle do vírus.
Ele também informou que as unidades escolares passam por uma adequação para garantir a segurança dos alunos, pais e a comunidade escolar.
Entre as orientações e protocolos. as gestões de cada unidade de ensino devem reforçar a higienização das escolas e de seus espaços. Professores e gestores devem buscar manter os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas.
Nas recomendações para evitar a disseminação do novo coronavírus estão o uso de máscaras por estudantes e profissionais que atuam nas unidades de ensino e higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel.
Leia decreto na íntegra