28 de abril de 2024 12:32

Núcleo de Apoio Fiscal da Una Lafaiete retoma atendimentos gratuitos à comunidade

Núcleo de Apoio Fiscal da Una Lafaiete retoma atendimentos gratuitos à comunidade

O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da Una Lafaiete – integrante do ecossistema Ânima Educação – retoma as atividades do segundo semestre de 2021 prestando atendimentos contábeis e fiscais a microempreendedores individuais (MEI) e proprietários de terras que precisam declarar o Imposto Territorial Rural (ITR). No projeto, desenvolvido pela Receita Federal, alunos de ciências contábeis têm a chance de empregar conhecimentos adquiridos no curso, prestando serviços gratuitos à comunidade com menor poder aquisitivo.

No caso dos microempreendedores individuais, o NAF auxilia o profissional autônomo com todos os procedimentos fiscais necessários à regularização da atividade, incluindo a declaração anual para o MEI, registro de adesão ao Programa Especial de Regularização Tributária, acesso ao programa gerador do Documento de Arrecadação do Simples (guia que engloba todos os impostos que precisam ser pagos), entre outros serviços.

Já no caso do Imposto Territorial Rural, o NAF ajuda a tirar dúvidas de proprietários rurais que precisam pagar anualmente o tributo federal, conforme o tamanho e grau de utilização de sua propriedade. “Inauguramos o NAF em novembro do ano passado e ficamos muito satisfeitos com esse importante mecanismo de exercício da cidadania fiscal. Esperamos que a população hipossuficiente tenha acesso a valiosas informações tributárias, ao mesmo tempo em que integramos nossos alunos com o cidadão e com o mercado de trabalho”, diz o professor da Una Lafaiete, Sérgio Mascarenhas Santos.

O NAF tem funcionamento presencial na Una Lafaiete (Avenida Melvin Jones, 90, no bairro Campo Alegre), mas neste segundo semestre, ainda em função da pandemia da Covid-19, os atendimentos serão feitos, a partir de 16 de agosto, on-line por meio de cadastro no formulário digital disponibilizado na página https://www.instagram.com/nafunalafaiete/ .

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade