2 de maio de 2024 13:13

Oito cidades de Minas já vacinaram 100% dos adultos contra Covid; veja lista

Oito municípios mineiros atingiram cobertura de 100% de adultos vacinados com pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19 até agora, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Metade deles não chega a 10.000 habitantes — o menor, Rio Doce, na Zona da Mata, tem 2.620 residentes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Confira a lista de municípios que finalizaram a cobertura dos adultos com uma dose:

  • Berilo
  • Chapada do Norte
  • Francisco Badaró
  • Materlândia
  • Rio Doce
  • Confins
  • Natércia
  • São João das Missões

 

De acordo com a SES-MG, o avanço dessas cidades pode estar relacionado à concentração de populações prioritárias do Plano Nacional de Imunizações (PNI) nos locais, como quilombolas, ribeirinhos e aeroportuários. É o caso de Materlândia, por exemplo, município com cerca de 4.600 pessoas no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões do país com maior número de comunidades quilombolas.

“Além disso, fizemos ações de incentivo à vacinação. Em julho, fizemos o Arraiá, enfeitamos o posto de vacinação e demos pipoca para quem se vacinava. Para a população de 25 a 18 anos, fizemos as Olimpíadas da Vacinação. No final, passamos uma tocha olímpica da primeira técnica de enfermagem vacinada na cidade para o último jovem que se vacinou, de 18 anos, e soltamos fogos de artifício”, conta o coordenador de saúde da cidade, Gelber Minard.

A cidade está há quase um mês sem casos de Covid-19, segundo ele, que diz esperar completar a imunização dos adultos com a segunda dose até outubro. Berilo e Chapada do Norte, na mesma região, também reúnem quilombolas.

A primeira cidade mineira que alcançou 100% de adultos com uma dose de vacina foi Rio Doce, na Zona da Mata, onde pouco mais da metade da população é ribeirinha. Já em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, a aceleração da vacinação ocorreu graças ao Aeroporto Internacional, instalado na cidade. O PNI priorizou trabalhadores aeroportuários, que podem se vacinar na cidade onde trabalham. Com o recebimento de mais doses, Confins pôde utilizar vacinas remanescentes para outros públicos.

A SES-MG explica que os oito municípios informaram, a partir de ofício, que vacinaram 100% dos adultos. Em Minas Gerais, quase 68% dos adultos receberam ao menos uma dose da vacina, conforme mostra o Vacinômetro da SES-MG, e pouco menos de 30% estão com o esquema vacinal completo.

FONTE O TEMPO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade