28 de março de 2024 13:50

Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpes de mais de R$200 mil em Lafaiete

A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu, na manhã desta terça-feira (17/8), um indivíduo suspeito de aplicar golpes financeiros em 12 vítimas na cidade de Conselheiro Lafaiete. Os golpes totalizam um valor de mais de 200 mil reais.

O suspeito, de 23 anos, foi localizado e preso numa casa de recuperação para dependentes químicos, na cidade de Mariana, onde estava escondido alegando um tratamento de depressão. Além da prisão em Mariana, a Polícia Civil realizou buscas na casa do suspeito, em Conselheiro Lafaiete, onde apreendeu extratos bancários, contratos, computador e celular.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Marcus Vinícius Rodrigues, o fato foi noticiado à Polícia Civil em junho deste ano e, de acordo com as informações levantadas pela equipe, o homem se aproximava das vítimas, sempre indicado por uma vítima anterior, apresentando-se como investidor financeiro, ostentando grandes somas de dinheiro na carteira e extratos bancários com valores substanciais. “Após aproximar-se da vítima, o suspeito oferecia participação nos investimentos, prometendo ganhos mensais em torno de 50%. As vítimas, em sua maioria pessoas mais humildes, entregavam as quantias e aguardavam o rendimento”, explica o delegado.

No primeiro mês, o investigado entregava à vítima o rendimento prometido, incentivando que a vítima reinvestisse o valor e até quantias mais altas. “Algumas vítimas tomaram empréstimos para investir o dinheiro com o suspeito”, explica o investigador Mário Barreto, que atuou nas investigações. Após o primeiro pagamento, o suspeito começava a esquivarse dos pagamentos seguintes, sempre afirmando que o dinheiro estava bloqueado no banco e nas corretoras, até que não tendo mais justificativa, deixava de atender as vítimas em sua residência ou mesmo pelo telefone.

Com o acúmulo de credores, o investigado fugiu da cidade de Conselheiro Lafaiete e se escondeu numa clínica de reabilitação de dependentes químicos na cidade de Mariana.

O prejuízo estimado das 12 vítimas já identificadas passa de 200 ml reais. O suspeito foi preso e levado à unidade policial para as providências cabíveis, sendo posteriormente encaminhado ao Sistema Prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Texto: Sylvia Pagotto.
Edição/revisão: Thays Ferreira e Welington Capristrano.
Assessoria de Comunicação
13° Departamento de Polícia Civil

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade