18 de abril de 2024 23:52

Vale abre processo seletivo com cerca de 150 vagas para trainees

Estão abertas as inscrições para os dois Programas de Recém-Graduados 2022 da Vale: o Global Trainee Program e o Programa Trainee Especialista de Engenharia e Geologia. A empresa busca diversidade e candidatos alinhados com o compromisso de construção de um ambiente de trabalho respeitoso e inclusivo. No total, são cerca de 150 vagas para talentos recém-formados que tenham espírito de colaboração e desejo de aprender. Em Minas Gerais são aproximadamente 60 vagas, divididas entre os municípios de Barão de Cocais, Brumadinho, Congonhas, Ipatinga, Itabira, Itabirito, Mariana, Nova Lima, Santa Luzia e São Gonçalo do Rio Abaixo. Há oportunidades também nos estados do Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará e Rio de Janeiro. As inscrições vão até 24 de setembro e poderão ser feitas em www.vale.com/trainee.

De acordo com a gerente global de Atração de Talentos, Mira Noronha, o objetivo dos programas é desenvolver esses profissionais para que, no médio e no longo prazo, eles ocupem cargos estratégicos e contribuam com a transformação cultural da empresa. “Buscamos pessoas alinhadas aos valores da Vale e que estejam dispostos a evoluir conosco. É fundamental que os candidatos estejam conectados com nosso propósito de melhorar a vida das pessoas nas comunidades onde atuamos e de transformar o futuro”, explica.

A engenheira mecânica de São João del-Rei, Fernanda Vale, se candidatou ao Programa Trainee no ano passado. “O que mais me chamou a atenção foi o processo seletivo ser focado em diversidade e inclusão, temáticas importantes para mim. Em uma empresa onde trabalhei, fui a primeira estagiária mulher na área de manutenção, abrindo portas para outras seguirem o mesmo caminho. Agora realizo o sonho de estar na Vale, que também tem essa proposta de incentivar a participação feminina na Engenharia e na mineração”, conta a jovem que atua como trainee na Gerência de Manutenção das minas da Mutuca e Capão Xavier, em Nova Lima.

Ana Clara Ribeiro de Oliveira, que foi estagiária e, atualmente, é trainee da Vale, na Gerência de Planejamento e Controle de Manutenção, Confiabilidade e Suporte Operacional do Complexo Mariana, dá um conselho aos participantes dos Programas de Recém-Graduados deste ano: “Acreditem em seu potencial e na proposta do programa, que realmente dá oportunidade para todos. Eu vi que a avaliação vai muito além do currículo, havendo também a preocupação com os valores e o desenvolvimento das pessoas”.

Fernanda Vale foi uma das selecionadas no Programa Trainee Especialista em Engenharia e Geologia do ano passado (Crédito: Divulgação)

Diversidade
O processo seletivo será online e oculto (também conhecido como às cegas): informações como idade e instituição de formação, por exemplo, são omitidas até a última etapa, buscando evitar a influência de vieses inconscientes no processo. A empresa busca atingir pelo menos 50% de mulheres e priorizar a contratação de profissionais negros. O conhecimento avançado da língua inglesa não será um pré-requisito para o Programa Trainee Especialista, ampliando as chances de candidatos que ainda não tiveram a oportunidade de aprender o idioma neste nível. Além disso, não há limite de idade para se candidatar.

Na última edição, a Vale selecionou 95 profissionais negros. Isso significa que, dos 144 trainees contratados pela empresa, 66% se autodeclararam pretos ou pardos no momento da inscrição. Dentre os 144 contratados, 98 são mulheres, o que equivale a 68% da turma. Eles já estão atuando nas áreas para as quais foram selecionados e começam em breve as mentorias com líderes e treinamentos de competências para início de carreira (early leadership skills).

Programa Trainee Especialista em Engenharia e Geologia
Os candidatos ao Programa Trainee Especialista precisam ter o desejo de se aprofundar tecnicamente em mineração e logística. Também se espera que tenham visão sistêmica e mindset digital. No total, são cerca de 110 vagas para pessoas formadas em engenharia ou geologia, com graduação concluída entre março de 2019 e março de 2022. O programa tem duração de 18 meses e algumas vagas podem exigir inglês intermediário. A trilha de aprendizado será por meio de um curso de formação específico para cada área (mina, ferrovia, porto ou pelotização) e aplicação prática na rotina de trabalho.

Global Trainee Program
Serão cerca de 40 vagas para o Global Trainee Program. Neste caso, os candidatos precisam ter visão ampla, sistêmica e estratégica do negócio, além de mindset digital. O programa terá duração de 18 meses e os candidatos podem ser formados em qualquer curso e ter finalizado a graduação entre outubro de 2019 e março de 2022. Também é preciso ter conhecimento do idioma inglês avançado ou fluente e disponibilidade para mudanças e viagens. Neste caso, o programa de desenvolvimento será focado em negócios e gestão de projetos e contará também com job rotations, ou seja, oportunidade de atuar em diversas áreas.

Contratação e benefícios
O processo seletivo do Programa de Recém-Graduados 2022 acontece de agosto deste ano até janeiro de 2022. A previsão de contratação é em maio de 2022. Além da oportunidade de desenvolvimento e aprendizado, a empresa oferece salário compatível com o de mercado e os seguintes benefícios: participação nos lucros e resultados (PLR); auxílio mudança; plano de previdência privada; assistência médica e odontológica; vale alimentação; auxílio farmácia; e seguro de vida em grupo.

Mineração Por Elas
A Vale lançou, em agosto, a segunda temporada da websérie Mineração Por Elas, que tem como objetivo mostrar a bem-sucedida presença de mulheres em áreas técnicas, operacionais e de gestão na empresa. No episódio de estreia da temporada, mulheres pioneiras falam sobre suas histórias e desafios ao serem as primeiras na sua área ou função nessa indústria historicamente masculina. Os episódios seguintes abordarão as diversidades étnico-racial e de orientação sexual, além de mostrar histórias de pessoas com deficiência, jovens talentos e lideranças. Saiba mais em www.vale.com/mineracaoporelas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade